Notícias

25/06/2014 - 16:40

DadoPsi

Ferramenta vai possibilitar o compartilhamento de dados sobre Psicologia

DadoPsi

O DadoPsi, novo projeto lançado pela BVS-Psi, tem como objetivo construir um repositório para armazenamento e compartilhamento, com acesso aberto, de pesquisas na área de Psicologia. A ferramenta será alimentada com informações apresentadas em artigos publicados em revistas científicas selecionadas pela coordenação da BVS-Psi.

Os dados publicados nas revistas que integram os portais SciELO e PePSIC serão automaticamente aprovados para publicação. O armazenamento das pesquisas será realizado pelo próprio autor.

A ideia de desenvolver a ferramenta veio a partir de uma necessidade identificada pela BVS-Psi de prover informação de apoio à pesquisa na área de Psicologia. O acesso aberto vai tornar mais fácil o reaproveitamento das descobertas de pesquisas, como as já financiadas com dinheiro público, promovendo a sustentabilidade do conhecimento.

O repositório será desenvolvido em três idiomas: português, inglês e espanhol. Com isso, será possível que pesquisadores estrangeiros utilizem os dados brasileiros.

O desenvolvimento do projeto contou com o apoio do Conselho Federal de Psicologia, tanto institucional quanto no fornecimento da infraestrutura de servidores.

A previsão é que o repositório esteja disponível, em versão preliminar, até o final de 2014. O acesso será realizado a partir do site da BVS-Psi Brasil.

Inovação

O DadoPsi será o primeiro repositório de dados abertos que se tem notícia no Brasil. Dessa forma, pretende-se que o projeto inovador seja um marco na geração de pesquisas na área de Psicologia e um modelo para outras áreas do conhecimento.