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28/08/2009 - 18:21

Debate online Desafios da Psicologia na interface do trânsito com a mobilidade

Preparatório para o Seminário, o debate on line foi realizado em agosto e acompanhado por cerca de 500 pontos conectados, via internet.

Amélia Luiza Damião, professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, chamou atenção para o fato de mobilidade e trânsito estarem ligados à economia de mercado e à subjetividade humana. “Há estudos sobre as metamorfoses comportamentais dos indivíduos nessa situação, o poder do carro, e, ao mesmo tempo, o que significa a humilhação vivida por quem vive os limites nos transportes coletivos”, disse. “A mobilidade do trânsito sinaliza não somente o problema da circulação, mas os termos da produção geral e do mundo mercantil, enquanto vivência problemática da subjetividade humana”, completou.

Ao relacionar economia e a mobilidade, Marcos Pimentel Ricardo, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), também considera que a exclusão da maioria da população dos espaços de mobilidade é econômica.

Concordando com a importância simbólica do automóvel, Edinilza Ramos, psicóloga e pesquisadora de estudos sobre violência e saúde, afirmou que a dificuldade de mudar de transporte individual para o coletivo está relacionada com a simbiose entre a classe média e o automóvel. Trabalhando há 20 anos com o tema da violência e seu impacto na saúde, Ramos analisou fatores que levam ao aumento de acidentes de trânsito. O uso de medicamentos, cafeínas e outras substâncias que alteram a consciência, além do uso de álcool e celular, são alguns desses fatores.

Ela explica que o estresse aumenta em cinco vezes a vulnerabilidade do indivíduo no trânsito e a fadiga contribui com 36% dos acidentes fatais. Para Edinilza, o papel do psicólogo não se limita a atender a pessoa vítima de um acidente, mas se estende a amigos e parentes, que também sofrem abalo emocional. O psicólogo pode ainda contribuir na habilitação psíquica de motoristas e pedestres.

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