Notícias

25/02/2016 - 11:18

Debates sobre exercício profissional têm início em Alagoas

Fórum Regional de Psicologia é fruto de parceria entre Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) e CFP

Debates sobre exercício profissional têm início em Alagoas

Teve início, na noite desta quarta-feira (24), em Maceió (AL), o Fórum Regional de Psicologia: o exercício profissional em debate, fruto de uma parceria entre o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

José Félix Vilanova,  presidente do CRP-15, saudou os (as) mais de 350 presentes à solenidade de abertura ao lado de coordenadores dos cursos de Ensino Superior de Psicologia de Alagoas, apontando desafios do fazer profissional dos (as) psicólogos (as) do estado. “Nos últimos dois anos e meio, temos avançado na discussão da questão do exercício profissional dentro do Sistema Conselhos. Talvez este seja o estado com menos faculdades de Psicologia no país, faltam condições de trabalho, a remuneração é primitiva, são vários os problemas a serem superados. Investimento em formação deve ser a palavra de ordem da Psicologia. Com a Constituição de 1988 e a Reforma Curricular, a Psicologia hoje também está nas políticas públicas, por exemplo, está muito mais plural e os conselhos Federal e regionais precisam acompanhar essas mudanças. O desafio é enorme”, pontuou.

Na primeira mesa do evento, intitulada Psicologia e a Psicoterapia, o psicólogo e professor de Fenomenológica Afonso Fonseca resgatou a história do surgimento da Psicoterapia como prática médica e salientou a crescente necessidade do desenvolvimento de práticas psicológicas fora do modelo médico. “Trabalho com gente leva tempo. O psicólogo precisa desenvolver um tipo de relação no qual o outro não é um objeto, não está simplesmente circunscrito a um ‘modo coisa’ de ser. Nós nos relacionamos com um ‘tu’, não com uma parte. Precisamos evitar assumir a psicopatologia porque questões psicológicas não são doenças. Se existe alguém que precisa questionar o modelo da psicopatologia e sua perspectiva objetivista, esse alguém é o psicólogo. Precisamos construir um modelo a partir de características do ser humano que envolvem cultura, sociedade, conflitos sociais”.

João Augusto Facchinetti, médico e diretor do Instituto Milton Ericskon de Alagoas, apresentou um panorama da Psicoterapia nos âmbitos público, privado e nos planos de saúde, a partir das normativas legais da profissão de psicólogo (a) e das ações do Sistema Conselhos. Para ele, promover a defesa e o fortalecimento da categoria é o pilar central para a garantia da qualidade da Psicoterapia no país. “Se a gente não tomar cuidado, os planos de saúde vão começar a contratar terapeuta ocupacional para fazer Psicoterapia”, alertou.

A primeira mesa do Fórum foi mediada por Leonardo Tenório, conselheiro do CRP-15.

O evento acontece até esta sexta (26), com debates que tratarão de temas como Assistência Social, Saúde Mental, Exercício Profissional Enquanto Trabalho, Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica.

Confira a programação completa em http://novo.crp15.org.br/?p=6400