Notícias

09/11/2009 - 16:47

Defencil promove debates preparatórios para 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil

Com o objetivo de integrar os diversos saberes existentes na sociedade para a construção de comunidades mais seguras, ocorre entre os dias 17 e 20 de novembro de 2009, em São Paulo, o V Seminário Internacional de Defesa Civil (Defencil). O evento, realizado anualmente desde 2005, é organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e executado pela equipe de pesquisadores do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC).

No V Defencil será realizada ampla discussão sobre as necessidades e conquistas da área e terá  início o processo de reflexão de uma política pública para a Defesa Civil, com sustentabilidade social. O intuito do encontro é também promover debates preparatórios para a realização da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil, prevista para março de 2010.

A Psicologia vem continuamente buscando uma aproximação com a área de emergências e desastres. Apesar de associada apenas à fase pós-desastre, ou seja, ao trabalho do sofrimento, sua contribuição pode se dar em todas as fases do desastre (prevenção, preparação, resposta e reconstrução).

Conheça a página do seminário na internet.