Notícias

09/03/2015 - 17:55

#Derruba31Já: votação do veto acontece nesta quarta, mas mobilização inicia amanhã

O CFP está convocando profissionais e entidades ligadas à categoria para mobilização às 13h30 desta terça-feira (10)

#Derruba31Já: votação do veto acontece nesta quarta, mas mobilização inicia amanhã

O Congresso Nacional definiu uma nova data para apreciação dos vetos presidenciais, entre eles, o de nº 31/2014, que barrou o Projeto de Lei instituindo as 30 horas semanais para profissionais da Psicologia sem redução salarial: será nesta quarta-feira (11), às 11h. As entidades que representam a categoria já estão se mobilizando para mais um dia de reivindicações no Parlamento, mas as ações terão início amanhã (10).

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está convocando profissionais e entidades ligadas à categoria para uma mobilização às 13h30 desta terça-feira (10), em frente ao Congresso Nacional. A ideia é reunir o maior número de pessoas possível para chamar a atenção dos parlamentares e da sociedade sobre a importância de derrubar o veto ao PL das 30 horas.

A atividade foi marcada pelo CFP em razão das audiências agendadas com o deputado federal Cabo Sabino (PR-CE) e o senador Wilder Morais (DEM-GO), que receberão os representantes dos conselhos Regionais de Psicologia de Goiás (CRP-09) e profissionais em seus gabinetes, respectivamente, às 14h e 15h desta terça-feira.

Já para quarta-feira (11), dia da votação, a categoria vai ser reunir às 10h, também em frente ao Congresso Nacional.

Histórico da votação do Veto

Em 24 de fevereiro, estava prevista a votação do Veto nº 31/2014, que barrou o Projeto de Lei instituindo as 30 horas semanais para psicólogos (as) sem redução salarial. Contudo, não houve acordo entre as lideranças partidárias sobre o procedimento de votação dos vetos durante a sessão plenária. Desta forma, ficou para 3 de março a apreciação do referido veto, mas, novamente, a sessão foi suspensa.

A nova data para a apreciação só foi definida na tarde desta segunda-feira (9).

A pressão da categoria sobre os parlamentares tem se mostrado importante na busca de apoios. Por isso, as entidades ligadas à categoria, entre elas o CFP, disponibiliza um modelo de e-mail a ser enviado aos deputados e senadores, que solicita apoio para a derrubada do veto, além da listagem completa com nome, estado e o correio eletrônico dos congressistas para que sejam encaminhadas as manifestações. Veja aqui como fazer: http://bit.ly/enviecarta30h

O CFP é responsável, ainda, pela criação da campanha com a hashtag #Derruba31Já e disponibilizou imagens para a customização do perfil dos apoiadores nas mídias sociais: http://on.fb.me/1LRCbj3 .