Notícias

04/03/2011 - 16:13

Dia internacional da mulher – CFP lança campanha Psicologia: profissão de muitas e diferentes mulheres

 

O Brasil vive um momento histórico onde a questão da mulher assume centralidade na política. A eleição de nossa presidenta Dilma Rousseff refletiu o desejo de homens e mulheres e a expectativa de um reordenamento das relações de poder na nossa sociedade. Este momento deve ser sempre entendido como a valorização da participação feminina no Estado, nas relações sociais e políticas, que deve ampliar o protagonismo da mulher nos diversos campos.
Neste 8 de março, o Conselho Federal de Psicologia ao prestar a sua homenagem à mulher brasileira, quer incentivar e aproximar o diálogo com as muitas e diferentes mulheres, que compõem a riqueza e a diversidade da sociedade brasileira e com as muitas e diferentes psicólogas brasileiras. Que essa seja uma troca aberta, direta, que fale da condição feminina. Que dialogue sobre o exercício profissional, mas também que trate da construção da identidade da mulher contemporânea, que se desdobra para assumir diferentes papéis. Que trabalha, que luta pelos seus direitos e pela sua realização, que cuida das filhas e dos filhos e que muitas vezes representa o elo de sustentabilidade familiar. A vocês, a nossa homenagem, reconhecimento e compromisso em trazer a questão da mulher para o centro de nossas prioridades.
No Brasil, a Psicologia tem pelo menos 89% de profissionais mulheres. Para proporcionar um olhar às mulheres psicólogas, o CFP lança, neste 8 de março, a campanha “Psicologia: profissão de muitas e diferentes mulheres”. A proposta é conversar sobre direitos das mulheres diretamente com as psicólogas; valorizar o protagonismo feminino e as experiências de promoção da democracia e da cidadania plena das mulheres.
Toda a campanha está concentrada na página http://mulher.pol.org.br, na qual as psicólogas poderão enviar fotos e vídeos do seu cotidiano profissional. As 300 melhores fotografias e os 50 melhores vídeos serão premiados simbolicamente com camisetas alusivas à campanha. Com as fotos, será construído um grande mapa com imagens da Psicologia no Brasil e será possível visualizar as práticas profissionais em diversas áreas da Psicologia e em diversos locais do País.
Na página da campanha também é possível deixar relatos de experiência, comentários e mensagens.
Prêmio para experiências exitosas em democracia e cidadania plena das mulheres
O CFP vai premiar experiências profissionais exitosas em democracia e cidadania plena das mulheres, realizadas por psicólogas e psicólogos. O objetivo da premiação é proporcionar a divulgação de atividades que contribuam com este desafio e que articulem o saber e a prática psicológica com a construção de ações afirmativas sobre o desenvolvimento e promoção da cidadania plena das mulheres, entre outros aspectos vinculados ao exercício da democracia. As inscrições estão abertas de 8 de março a 1 de junho de 2011. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão. Os três primeiros colocados receberão a premiação em dinheiro e serão publicados. Mais informações estarão disponíveis no edital que será publicado nos próximos dias na página da campanha.
Ações na área
São várias frentes de atuação do CFP em temas ligados às mulheres. O combate à violência contra a mulher, ainda tão presente em nossa sociedade, e a defesa do parto humanizado, são algumas das lutas da Psicologia em prol da garantia dos direitos femininos. Em 2010, o CFP conquistou vaga no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), espaço para propor e opinar sobre os rumos das políticas públicas femininas. Além disso, mantém em sua estrutura uma Comissão Especial de Elaboração de Referências Técnicas para Atuação dos psicólogos na Atenção às Mulheres em Situação de Violência.