Notícias

03/05/2019 - 15:43

Diálogo Digital celebra 40 anos da Revista Ciência e Profissão

Debate on-line e interativo ocorrerá dia 9 de maio, a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo site e redes sociais do CFP

Diálogo Digital celebra 40 anos da Revista Ciência e Profissão

Há 40 anos a Psicologia brasileira conta com um importante periódico científico, que tem promovido diálogos entre prática profissional, formação e pesquisa, de forma a contribuir para a produção de conhecimento em Psicologia e para o enfrentamento dos desafios impostos pela conjuntura política e econômica do país. E para celebrar as quatro décadas da Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza Diálogo Digital, no dia 9 de maio, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pelo site e redes sociais do CFP.

O evento será mediado pelo conselheiro Pedro Paulo Bicalho e terá as participações da atual editora da PCP, Neuza Guareschi, da ex-editora do periódico e professora da Universidade São Francisco, Acácia Angeli dos Santos, e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Portugal, que participou como editor convidado do fascículo 38.4 da PCP.

Você pode participar do Diálogo Digital, mandando perguntas para o email comunica@cfp.org.br, pelo WhatsApp (61-9.9554-5738) ou pelos canais do CFP nas redes sociais usando a hashtag #DialogosCFP. O evento, realizado na sede do CFP, em Brasília, será transmitido pelo site, Facebook, Youtube e Instagram da Autarquia.

Mudanças da PCP em 2019

No ano que completa 40 anos, a PCP traz algumas novidades à categoria. A primeira mudança de ordem técnica foi a adoção do fluxo contínuo de publicação e a abolição das edições impressas dos exemplares regulares.  Segundo a SciELO, plataforma online que indexa o periódico na internet, o fluxo contínuo busca maximizar o uso das suas potencialidades. Entre elas, está a possibilidade inovadora da publicação contínua de artigos sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou de edições seriadas. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para as(os) usuárias(os) de informação científica: pesquisadoras(es), estudantes, leitoras(es), editoras(es) e agências de financiamento.

Outra mudança foi solicitada pela própria SciELO aos periódicos. A partir deste ano, para envio de artigos para publicação, as(os) autoras(es) devem enviar, além do texto e dos dados exigidos nas normas para envio de artigos da PCP, o Open Researcher and Contributor ID (ORCID), um código cuja função é a de identificar exclusivamente cientistas e outras(os) autoras(es) acadêmicas(os).

Desta forma, o Conselho Federal de Psicologia solicita que as(os) autoras(es) realizem a inserção do ORCID em seu cadastro no seu perfil da SciELO. Para aquelas(es) que ainda não possuem o referido registro, segue o link para cadastro no ORCID: https://orcid.org/signin 

Excelência

Editada desde 1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; Psicodoc e Google Scholar.

Confira as normas para envio de artigo para a PCP

Confira todas as edições da PCP desde 1979 até os dias atuais

Confira os primeiros artigos da PCP em 2019

Saiba mais e cadastre seu ORCID