Notícias

04/12/2018 - 15:51

Diálogo Digital debate sobre Psicoterapia e formação

O evento, no dia 7 de dezembro, às 15h, será transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do Conselho Federal de Psicologia

Diálogo Digital debate sobre Psicoterapia e formação

Ampliar o debate para desenvolver critérios comuns que permitam o reconhecimento de uma(um) psicoterapeuta. Essa e outras questões serão objetos do próximo Diálogo Digital “Conversando sobre psicoterapia e a formação da(o) psicoterapeuta”, a ser realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) nesta sexta-feira, 7 de dezembro, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pelo site www.cfp.org.br .

O objetivo do Diálogo Digital é compartilhar a iniciativa da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) com o Grupo de Formadores de Psicoterapeutas no sentido de desenvolver critérios comuns que permitam o reconhecimento de psicoterapeuta. Esses critérios podem permitir o credenciamento tanto das(os) psicoterapeutas como dos programas de treinamento que contenham requisitos básicos para assim garantir o rigor e as práticas de qualidade em Psicoterapia.

Participe do Diálogo Digital. O evento, realizado na sede do CFP, em Brasília, será transmitido ao vivo via site, Facebook e Youtube. Você também pode enviar perguntas pelas redes sociais do CFP: pelo Youtube; no evento do Facebook; e twitter. Envie sua dúvida com a hashtag #DialogosCFP. Questionamentos também podem ser transmitidos para o e-mail comunica@cfp.org.br.

Conheça os participantes desta edição:

Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega (Coordenadora do debate)

Psicóloga Clínica. Conselheira Vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia. Professora do Curso de Psicologia do Unipe.

Ângela Hiluey

Psicóloga, psicoterapeuta de casal e família, com pós-doutorado em Terapia Familiar pela Universidade Autônoma de Barcelona. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Psicoterapeuta de Crianças e Adolescentes pelo IPPIA- Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância, Adolescência e Família. Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia, gestão 2017-2019. Diretora, docente e supervisora do CEF- Centro de Estudos da Família Itupeva, em cursos de pós-graduação de especialização e aperfeiçoamento, escola associada a Relates – Rede Europeia e Latino-Americana de escolas sistêmicas e parceira da FACON- Faculdade de Conchas.

Roberto Rodrigo Guerreiro

Com graduação em Psicologia e mestrado na área clínica, pela Universidade São Marcos, é professor e supervisor da Universidade Ibirapuera, leciona as disciplinas de Psicopatologia, TTP (Teorias e Técnicas Psicoterápicas) e Ética. Supervisiona os estágios em Psicopatologia e Psicoterapia Psicanalítica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, voltado às relações humanas, Intervenções e Consultas Psicoterapêuticas. Atende em consultório particular. É membro da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP).

Iraní Tomiatto

Psicóloga, especialista, mestre e doutora em Psicologia Clínica, com longa experiência como professora, supervisora clínica e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação, e de serviços-escola de Psicologia. Autora do livro “Psicoterapia Breve Infantil: planejamento do processo”. Foi membro da diretoria, docente e supervisora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicoterapia Breve. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia nas gestões 2011-2013, 2013-2015 e 2017-2019. Representante da ABEP na Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde.