Notícias

11/07/2018 - 15:23

Diálogo Digital do CFP discute testes psicológicos

Debate “Como escolher um teste psicológico” será transmitido ao vivo pela internet a partir das 16h de 19 de julho

Diálogo Digital do CFP discute testes psicológicos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai realizar, ao vivo, às 16h de 19 de julho, Diálogo Digital sobre “Como escolher um teste psicológico?” O debate será transmitido ao vivo, no site www.cfp.org.br.

Para receber notificações sobre a transmissão ao evento ao vivo, confirme presença no link do evento no facebook https://www.facebook.com/events/427776234365753/

Para o diálogo digital desta quinta-feira, algumas questões estarão em debate: Como a coleta de dados deve ser definida no preparo de uma avaliação psicológica? Quando um teste psicológico deve ser empregado em um processo de avaliação? Os testes psicológicos podem ser usados com qualquer pessoa? Como definir as fontes de avaliação? Quais testes devem ser utilizados para avaliar porte de arma? Quais os critérios para a escolha dos recursos de avaliação? Todos os testes aprovados pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) são apropriados para qualquer pessoa? O que significa validade de um teste? E precisão?

Ao realizar um processo de avaliação psicológica, a profissional da Psicologia precisa listar os recursos que usará considerando o objetivo da avaliação, o contexto no qual será realizado, o indivíduo avaliado e outros elementos. Quais os critérios nos quais o psicólogo deve se basear para escolher os testes psicológicos e demais fontes?

O debate do CFP pretende apresentar aspectos importantes na hora da escolha de um teste psicológico. Participe do Diálogo Digital. O evento, realizado na sede do CFP, em Brasília, será transmitido ao vivo via site, Facebook e Youtube.

Você também pode enviar perguntas pelas redes sociais do CFP: pelo Youtube, no evento do Facebook (https://www.facebook.com/events/427776234365753/) e twitter https://twitter.com/cfp_psicologia). Envie sua dúvida com a hashtag #DialogosCFP. Questionamentos também podem ser transmitidos para o e-mail comunica@cfp.org.br.

Conheça os debatedores

Ana Paula Noronha é doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas) e professora do Programa de Pós-graduaçãoStricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Pesquisa os temas avaliação e testes psicológicos. É bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 1A e integrante da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP. Ana Cristina Resende é doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professora-adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC Goiás, presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo) e integrante da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do CFP. Felipe Valentini é doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio pós-doutoral na Universidade de Massachusetts (EUA). É professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Psicologia da Universidade São Francisco e bolsista de pesquisa do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos(Cebraspe). Pesquisa os temas psicometria, métodos quantitativos, avaliação e testagem psicológica. É membro da CCAP do CFP.