Notícias

03/10/2017 - 9:16

Disponível nova edição da “Psicologia: Ciência e Profissão”

Fascículo 37.3 do periódico foi publicado na plataforma da SciELO

Disponível nova edição da “Psicologia: Ciência e Profissão”

edição 37.3 da revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP) já está disponível na plataforma SciELO e, em breve, chegará às bibliotecas das universidades e faculdades com cursos de Psicologia de todo o Brasil. O compromisso da PCP é promover diálogos entre prática profissional, formação e pesquisa, de forma a contribuir para a produção de conhecimento em Psicologia e para o enfrentamento dos desafios impostos pela conjuntura política e econômica do país.

A editora Neuza Maria de Fátima Guareschi, no texto Práticas da Psicologia no campo da Justiça, do Trabalho e da Educação,destaca o fato de alguns artigos estarem relacionados a algumas áreas de atuação do profissional da Psicologia mais tradicionais, como a jurídico, a escolar e a do trabalho. Dos 20 trabalhos publicados, cinco tratam de práticas de Psicologia em setores do sistema judicial, pesquisam atividades do campo jurídico ou estão relacionados a trabalhadores da área da segurança pública. Cinco artigos abordam o campo da escola e apresentam pesquisas com jovens e professores. Outros três artigos apresentam doenças do trabalho, trabalho para pessoas com deficiência e o acompanhamento terapêutico de profissionais da saúde. A revista traz, ainda, seis artigos conceituais sobre diferentes áreas da Psicologia e um relato de experiência fecha a edição. 

Excelência

Editada desde 1979, a Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; e Psicodoc. 

#CiteUmArtigo

Para interagir com a categoria e a sociedade, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) quer ouvir psicólogas e psicólogos sobre os artigos da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. Para participar, grave um vídeo de 15 segundos e o publique em seu perfil ou no seu stories do Instagram citando o nome do artigo e a edição no qual foi publicado. Os vídeos serão destacados, todas as sextas-feiras no stories do CFP no Instagram (@conselhofederaldepsicologia). Você pode, ainda, utilizar a hashtag #revistapcp e publicar o link de acesso direto ao texto citado. Quem preferir, pode mandar os vídeos por email: comunica@cfp.org.br.

Confira a edição 37.3.

Leia o editorial “Práticas da Psicologia no campo da Justiça, do Trabalho e da Educação”.