No próximo dia 8 de outubro, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e as entidades parceiras da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, dentre elas o Conselho Federal de Psicologia, promovem a 3º Edição do “Dia Nacional Contra a Baixaria na TV”. O tema deste ano é a Publicidade para crianças e adolescentes. O objetivo do dia é buscar a conscientização da população para que participe do processo de construção de uma TV comprometida com a qualidade, a ética e a diversidade brasileiras .
Presente em mais de 20% do horário diário da TV, a publicidade está completamente fora dos princípios que formam o tripé das funções da televisão: educar, informar e divertir. Com o objetivo único de vender, a publicidade utiliza -se das técnicas mais avançadas de persuasão, sendo que os telespectadores mais atingidos são sempre as crianças e adolescentes, que são pressionados a mudar seus modos de vida para se adaptarem a um mundo cada vez mais voltado para o consumo.
A campanha espera, com a discussão do tema, mostrar aos telespectadores que, além da televisão ser um bem público , é objeto de concessão, e, por isso, sujeita à interferência do Estado e da sociedade. A publicidade, por sua vez, não pertence apenas aos publicitários e anunciantes, mas a todos que,diariamente, são alvo de seus produtos e serviços.