Notícias

26/08/2019 - 15:28

Eleições 2019: CFP orienta sobre acessibilidade no site

Software de acessibilidade gratuito utilizado para leitura de tela, chamado NVDA, é o programa sugerido para profissionais com deficiência

Eleições 2019: CFP orienta sobre acessibilidade no site

A votação para a Consulta Nacional ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) e para as Eleições 2019 dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP) é um processo democrático e também acessível. As psicólogas(os) com deficiência contam com recurso de acessibilidade no site das eleições, podendo usar qualquer software de acessibilidade para leitura de tela. O software gratuito chamado NVDA é indicado por ter sido homologado junto com o site das eleições.

Confira abaixo o passo a passo sobre como baixar e utilizar o NVDA:

Você pode baixar o programa pelo link: https://pt.vessoft.com/software/windows/download/nvda , ou ainda em http://cegosbrasil.net/downloads/download-do-nvda.

Após baixar o NVDA, clique duas vezes sobre o programa e aguarde o carregamento completo.

No momento seguinte, em outra tela, surgirá o Termo de Licença do software. Marque a caixa de seleção “Concordo” e, em seguida, clique no botão “instalar o NVDA neste computador”.

Ao aparecer a próxima tela, desmarque a primeira opção “Usar o NVDA na tela de Logon do Windows” e marque a segunda opção “Criar ícone na área de trabalho”. Em seguida, clique em “Continuar” e aguarde o fim da instalação do programa.

 

Uso do NVDA

Ao concluir, clique em “OK” e aparecerá outra tela, em que será necessário selecionar a opção “Usar CapsLock como uma tecla modificadora”. Em seguida, clique em “OK” novamente. É importante selecionar esta opção para que você consiga selecionar as chapas no momento do voto para as Eleições 2019.

É recomendado que a(o) psicóloga(o) fixe o programa na barra de tarefas, pois isso facilitará sua ativação durante a votação. Para realizar esse procedimento, clique no botão windows em seu teclado, digite NVDA e clique com o botão direito do mouse sobre o programa e selecione a opção “Fixar na barra de tarefas”.

Para ativar o programa, basta clicar duas vezes sobre o ícone, e, após ativo, ele aparecerá no canto inferior direito da tela, também na barra de tarefas.

 

Para a votação

Para o bom funcionamento do NVDA, durante a votação, a(o) psicóloga(o) deve certificar-se que a configuração de teclas Modificadoras está ativada. Para verificar, clique sobre o programa localizado na caixa de ícones ao lado do relógio, selecione a opção “Preferência” e depois “Configurações”.

Em momento posterior, clique na opção “Teclado” e em seguida selecione o checkbox “caps lock”. A seguir, a(o) psicóloga(o) deve ativar o modo de seleção. Para isso, é necessário utilizar as teclas CAPSLOCK+ESPAÇO. Ao dar esse comando, a(o) profissional ouvirá um som distinto que identifica a ativação do modo. Após dar esse comando, o computador estará habilitado a marcar as caixas de seleção (checkbox).

Para navegar com o cursor na tela de votação, você deve utilizar a tecla TAB para avançar o cursor e utilizar o comando SHIFT+TAB para voltar o cursor e, em seguida, para selecionar a chapa desejada, utilize a tecla ESPAÇO e a caixa de seleção será marcada na respectiva chapa.

Baixe o NVDA