
Psicólogas e psicólogos de todo o país terão a oportunidade de acompanhar em tempo real o debate eleitoral entre as chapas concorrentes à Consulta Nacional, que definirá a próxima gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O debate, marcado para 14 de agosto, às 19h, permitirá à categoria conhecer as propostas e posicionamentos das quatro chapas homologadas, além de garantir transparência e lisura ao processo eleitoral.
A atividade segue as orientações do Regimento Eleitoral (Resolução CFP nº 10/2024), que estabelece a obrigatoriedade da realização de debates públicos ou apresentações, com ampla divulgação antecipada, nas plataformas de comunicação do Conselho Federal.
Como funciona?
O debate será realizado em Brasília/DF, com duração estimada de duas horas, e contará com a presença das(os) representantes das chapas homologadas.
Para garantir isonomia ao processo eleitoral, cada chapa poderá enviar duas (dois) integrantes, sendo uma(um) delas(es) a(o) candidata(o) à presidência, que terá direito à fala. O debate será conduzido por mediadora, definida pela Comissão Eleitoral Especial (CEE), que estará presente para assegurar o cumprimento das regras do debate, além de equipe de suporte para garantir logística e acessibilidade ao evento. Não será permitida platéia , sendo toda a atividade transmitida ao vivo pelo CFP, em seu canal oficial no YouTube.
Conheça as(os) representantes das chapas, candidatas(os) à presidência do CFP, que participarão do debate:
Chapa 21: “Psicologias em Confluência: construir equidade valorizando profissionais”
Ivani Francisco de Oliveira
Chapa 22: “Frente em defesa da Psicologia Brasileira”
Nita Tuxá
Chapa 23: “Avançar a Psicologia no Brasil”
Murillo Rodrigues dos Santos
Chapa 24: “Muda Psicologia”
Ramiro Rodrigues Coni Santana
Eleições Sistema Conselhos de Psicologia
A votação ocorrerá entre os dias 23 a 27 de agosto de 2025, exclusivamente, de forma on-line. O pleito definirá o plenário responsável por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão nos próximos três anos, tanto em âmbito nacional (CFP) quanto regional (Conselhos Regionais de Psicologia – CRPs).
Para votar, é necessário que as(os) profissionais estejam com os dados cadastrais atualizados. Também é obrigatório estar adimplente com seu respectivo CRP até o dia 6 de agosto de 2025, mesmo com parcelamento de débito; possuir e-mail ou telefone atualizado e válido e estar em pleno gozo de seus direitos. Você pode fazer a consulta no Colégio Eleitoral por meio do site eleicoespsicologia.org.br.
Conheça as propostas das chapas e participe ativamente desse processo democrático e fundamental para a Psicologia brasileira.
Matérias relacionadas
Eleições 2025: Já conferiu se está apto para a votação?
CFP realiza 2º Encontro das Comissões Eleitorais
Eleições 2025: fique por dentro do regime eleitoral do Sistema Conselhos de Psicologia