Notícias

17/11/2015 - 16:40

Em manifesto, trabalhadores da Saúde defendem Integralidade de Assistência

O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS) divulgou, nesta segunda-feira (16), manifesto em que reafirma a importância da Integralidade de Assistência à Saúde

Em manifesto, trabalhadores da Saúde defendem Integralidade de Assistência

O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS) divulgou, nesta segunda-feira (16), manifesto em que reafirma a importância da Integralidade de Assistência à Saúde. De acordo com o texto, “a importância do trabalho em equipe é ressaltada, fundamentalmente, pelo princípio da integralidade nos cuidados de saúde, regida pela isonomia, pelo trabalho não hierarquizado, sem nenhuma distinção entre os diferentes profissionais de saúde”.

O FENTAS é um fórum nacional, permanente, de representação ampla dos trabalhadores em suas diversas formas de organização, composto por entidades que representam todos os aspectos que compõem o processo de trabalho, seja na formação, regulamentação e nas relações de trabalho, por meio de associações nacionais de categoria, confederações nacionais de trabalhadores, conselhos federais de fiscalização do exercício profissional, e federações nacionais de categoria.

É um fórum de articulação e deliberação política, com o objetivo de subsidiar e assegurar a representatividade e posição do fórum em defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, e de instrumentalizar a discussão e pactuação democrática do Fórum no Conselho Nacional de Saúde e nos demais espaços de articulação, debate e deliberação.

Confira abaixo o texto na íntegra.

Provocado por recentes declarações que desqualificam profissionais de saúde, o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde –FENTAS reafirma a importância da presença de todos os profissionais da área de saúde (Assistentes Sociais, Biólogos, Biomédicos, Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Médicos Veterinários, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais) na atenção a saúde, por entender que o trabalho em equipe tem como objetivo a obtenção de impactos sobre os diferentes fatores que interferem no processo saúdedoença, havendo necessidade de uma relação interativa entre os trabalhadores.

A importância do trabalho em equipe é ressaltada, fundamentalmente, pelo princípio da integralidade nos cuidados de saúde, regida pela isonomia, pelo trabalho não hierarquizado, sem nenhuma distinção entre os diferentes profissionais de saúde. A ação inter/transdisciplinar, é a prática que garante o princípio da integralidade no cuidado à saúde da sociedade. De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde CNS nº 287/1998, “o reconhecimento da imprescindibilidade das ações realizadas pelos diferentes profissionais de nível superior constitui um avanço no que tange à concepção de saúde e à integralidade da atenção”.

Para qualificar a atenção integral ao sujeito, e combater o modelo centrado em um único profissional, o FENTAS defende Equipes Multiprofissionais de Saúde.