Notícias

12/09/2024 - 14:47

Encontro com presidente da IUPsyS fortalece internacionalização da Psicologia brasileira

Em passagem pelo Brasil, Germán Gutiérrez participou de agenda com o CFP no marco do Dia da Psicologia e das celebrações pelo cinquentenário dos Conselhos Regionais. Agenda incluiu o lançamento do Observatório da Psicologia da América Latina (OPAL)

Encontro com presidente da IUPsyS fortalece internacionalização da Psicologia brasileira

O XIX plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) esteve reunido no dia 28 de agosto com Germán Gutiérrez, presidente da União Internacional de Ciências Psicológicas (IUPsyS, na sigla em inglês).

O encontro insere-se na agenda de internacionalização da Psicologia brasileira e teve como objetivo apresentar o modelo de funcionamento do CFP e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) em sua função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional da categoria – constituindo relevante momento de troca de experiências.

Durante a reunião, as(os) conselheiras(os) destacaram as principais ações e estratégias do Conselho Federal para garantir o cumprimento de sua missão institucional. Entre elas, a Política de Orientação e Fiscalização e o trabalho das comissões do CFP como a Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica (CCAP), a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) e a Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Salientaram ainda a dinâmica dos grupos de trabalho para a construção de diretrizes diversas no sentido de balizar a atuação das(os) psicólogas(os) no país, bem como a importância do recém-criado Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) voltado a  verificar se as práticas submetidas estão em conformidade com a ciência e ética psicológicas. 

Na ocasião, também foi frisada a participação da Psicologia brasileira nas diversas políticas públicas do Estado, sobretudo nos campos da saúde, da assistência social e da educação, colocando o CFP como ator relevante em cerca de 80 espaços colegiados de controle social. 

A produção de publicações e periódicos foi pontuada por conselheiras(os) do CFP como fator estratégico para promover reflexões e estreitar o diálogo com a categoria, com destaque para as publicações elaboradas pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) e as revistas Diálogos e Psicologia: Ciência e Profissão

Além disso, o programa Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), que tem como objetivo dar visibilidade ao conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, também foi apresentado como significativa contribuição para a troca de saberes. Disponibilizando conteúdos de forma aberta via plataforma digital, no Brasil, atualmente, o portal publica títulos de mais de dez países. “Esse é um trabalho de grande valor para orientar os psicólogos”, afirmou Germán Gutiérrez.

Observatório da Psicologia

Além do encontro com a Diretoria do CFP, a programação de Gérman Gutiérrez ao Brasil possibilitou outros momentos estratégicos de interlocução. 

No dia 26 de agosto, o presidente da IUPsyS participou, junto com o Conselho Federal de Psicologia, de reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Profissionais das Profissões Regulamentadas. O Conselhão, como é conhecido, reúne as(os) presidentes dos 32 Conselhos Federais que regulamentam e fiscalizam o exercício das profissões no país, representando importante colegiado de debate sobre os principais desafios que permeiam a garantia da ética e da qualificação profissional.

No marco das celebrações pelo dia da Psicologia brasileira e o cinquentenário dos Conselhos Regionais (CRP), Gutiérrez também esteve presente na sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados, no dia 27 de agosto, oportunidade na qual foi lançado o Observatório da Psicologia da América Latina (OPAL) – plataforma de informações sistematizadas, centralizadas e atualizadas sobre a Psicologia e suas instituições na América Latina.

Congresso internacional

A agenda com o presidente da IUPsyS estreita os laços entre o CFP e a comunidade científica internacional no campo da Psicologia.Em julho, o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, representou a Autarquia no 33º Congresso Internacional de Psicologia da IUPsyS, ocorrido em Praga, República Tcheca. 

A convite da organização do evento, Bicalho apresentou a inserção e atuação da Psicologia brasileira nas políticas públicas sociais e no campo dos direitos humanos, destacando o protagonismo na trajetória de enfrentamento às terapias de reversão por meio da Resolução CFP n° 01/1999, que completou 25 anos em 2024. 

Também dialogou sobre o processo de regulamentação, institucionalização e organização da Psicologia brasileira, frisando os desafios de atuação frente a uma categoria expressiva, que soma mais de 540 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional.

“O Congresso evidenciou que a Psicologia brasileira, diante de sua história, conquistou um lugar de destaque no cenário internacional. Isso possibilita uma importante abertura de comunicação com entidades de outros países no sentido de identificar desafios comuns e possibilidades de intervenção”, afirmou Bicalho.

Em 2025, ampliando essa agenda estratégica da Psicologia, o Brasil sediará dois importantes encontros que serão realizados com co-organização do CFP: o Congresso da União Latino-Americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi), em São Paulo (SP); e o Congresso Associação Latinoamericana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI), em Maceió (AL).