Notícias

30/04/2018 - 11:08

Encontro Nacional do Ano da Formação em Psicologia em Brasília

Discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia será em 5 de maio

Encontro Nacional do Ano da Formação em Psicologia em Brasília

Chegou a hora do Encontro Nacional do Ano da Formação em Psicologia. O evento pretende discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia.

Após as reuniões preparatórias e os cinco encontros regionais, Brasília vai receber, no próximo dia 5 de maio, no Hotel Manhattan, os 82 delegados eleitos em cada região. A abertura, marcada para 9h, e também o encerramento, previsto para 17h, serão transmitidos ao vivo pelo site e facebook do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A abertura ficará sob responsabilidade das entidades nacionais que estão coordenando o processo de discussão – o CFP, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi). Terá, ainda, a participação de três instituições que compõem o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb): a Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap), a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp).

As etapas regionais aprovaram as propostas elaboradas nas reuniões preparatórias. E agora, no encontro nacional, os delegados vão consolidar as 120 propostas em uma minuta das novas DCNs, que, em seguida, será submetida a consulta pública nos sites do CFP, da Abep e da Fenapsi até 20 de maio. O resultado final da consulta será publicado em 10 de junho e as contribuições serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Saúde e ao Conselho Nacional de Educação.

O objetivo de todo o processo, que ocorreu em todo o território nacional e envolveu profissionais da Psicologia, coordenadores de curso e de serviços-escola, professores, orientadores e supervisores de estágio e estudantes, é construir coletivamente as novas diretrizes curriculares da Psicologia.