Notícias

06/11/2023 - 10:15

Encontro reúne vice-presidentas do Sistema Conselhos de Psicologia

Atividade teve como foco o fortalecimento do diálogo e a construção conjunta em temas relevantes para a Psicologia como ciência e profissão

Encontro reúne vice-presidentas do Sistema Conselhos de Psicologia

As(o) vice-presidentas(es) dos Conselhos de Psicologia de todo o país estiveram reunidas em Brasília/DF, no dia 20 de outubro, para o Encontro de Vice-Presidentas do Sistema Conselhos. Destinado a aproximar institucionalmente as vice-presidentas de todos os Regionais e do CFP, o evento buscou promover o compartilhamento de experiências regionais, considerando toda a diversidade e as especificidades do cargo.

O encontro proposto pelos Regionais foi coordenado pela vice-presidenta do CFP, Ivani Oliveira. A atividade surgiu da necessidade das vice-presidentas de se reconhecerem e se verem como parte fundamental do Sistema Conselhos de Psicologia.

“Politicamente, faz parte das nossas atribuições legais e cotidianas contribuir para o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão. E há nesse sentido o desafio de promover essa missão sob a perspectiva da ética”, pontuou a vice-presidenta do CFP durante a abertura do encontro.

Além das vice-presidentes dos Regionais, o evento teve a presença da vereadora do Rio de Janeiro (PSOL/RJ) Luciana Boiteux; bem como da professora de História, com experiência em gestão de políticas públicas de promoção da igualdade racial, Marjorie Chaves. As convidadas trouxeram para as discussões temas relacionados à política e história, com destaque para a evolução da representatividade de mulheres em cargos eletivos.

Durante sua exposição, a vereadora Luciana Boiteux compartilhou sua experiência de atuação na política como uma mulher feminista, em um contexto de manutenção de privilégios pela masculinidade branca, cis e hétero. Ela apontou que a ascensão das candidaturas coletivas no Brasil representa uma tentativa de diversificar os espaços de poder do fazer político. “É preciso fugir da lógica colonial e aderir à lógica coletiva, como a que é vista nos movimentos sociais, por meio dos mandatos compartilhados”, ressaltou.

A professora e pesquisadora Marjorie Chaves apontou a necessidade de se discutir a representatividade de mulheres negras na política. Segundo ela, a participação política das mulheres é uma questão fundamental a ser resolvida, especialmente diante de estereótipos que colocam a mulher no âmbito doméstico e privado.

Durante o encontro, as vice-presidentas dos Regionais tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco sobre sua trajetória no Sistema Conselhos e a experiência no exercício da função.

Entre os temas e sugestões apontados estão a necessidade de discutir na gestão a interseccionalidade entre as funções e a ocupação desses espaços políticos, como também pensar na alternância de poder entre a presidência e a vice, avançando no que atualmente está disposto regimentalmente.

Integração e encaminhamentos

Durante o encontro, as participantes acompanharam apresentações sobre a função regimental das vice-presidentas e puderam conhecer quais os principais projetos de lei que estão sendo acompanhados pelo CFP nas comissões do parlamento, com destaque ao tema da presencialidade dos cursos de graduação em Psicologia.

Como encaminhamentos, as vice-presidentas dos Regionais se comprometeram em divulgar e incentivar a votação da emenda pelo fim dos cursos EAD para a área de saúde nos seus estados. O grupo também vai implementar estratégias para potencializar o mapeamento de demandas do cargo e pensar ações de aperfeiçoamento. Também foi proposta a construção de um documento sobre as atribuições das vices, com subsídios para as Diretorias acerca dessa atuação nos Regionais e no Federal.

Além da vice-presidenta do Conselho Federal de Psicologia, participaram da atividade as vice-presidentas Márcia Maria da Silva (CRP 01/DF), Iris Maria da Silva (CRP 02/PE), Ailena Júlie Silva Conceição (CRP 03/BA), Liliane Cristina Martins (CRP 04/MG), Viviane Siqueira Martins (CRP 05/RJ), Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/SP), Ademiel de Sant’anna Junior (CRP 07/RS), Rosiane Martins De Souza Teodoro (CRP 08/PR), Marco Aurélio da Silva Lima (CRP 09/GO), Max da Costa Alves (CRP 10 – PA/AP), Joseane de Oliveira Luz (CRP 12/SC), Carla de Sant’ana Brandão Costa (CRP 13/PB), Jucimara Zacarias Martins (CRP 14/MS), Bruno Gustavo Lins de Barros (CRP 15/AL), Marina Francisqueto Bernabé (CRP 16/ES), Arthur Luiz de Oliveira dos Santos (CRP 17/RN), Keli Virginia Ebert (CRP 18/MT), Jameson Pereira Silva (CRP 19/SE), Jocelio Branco Camargo (CRP 20/AM/RR), Michelle Corrêa Moucherek (CRP 22/MA), Douglas Hermann de Sousa (CRP 23/TO) e Maria Regina Azevedo dos Santos (CRP 24 – AC/ RO).

Histórico

Em março deste ano, presidentes, tesoureiras e secretárias dos Conselhos de Psicologia de todo o país estiveram reunidos em Brasília/DF para debater o fortalecimento do diálogo e a construção de alinhamento em temas relevantes para a Psicologia como ciência e profissão. O encontro de vice-presidentas dá continuidade a essa estratégia de integração e aprimoramento institucional no âmbito do Sistema Conselhos – que reúne o CFP e os 24 Conselhos Regionais.

Confira a galeria de fotos do evento

Encontro de Vice-Presidentas