Notícias

15/04/2016 - 17:18

Entidades debatem a formação em Psicologia

Seminário reuniu associações, entidades científicas, Núcleos Formadores, CRPs e o CFP

Entidades debatem a formação em Psicologia

O seminário “Ser Psicóloga ou Psicólogo no Brasil: que Profissional Queremos?” abriu um espaço de diálogo para as entidades da Psicologia em relação à formação e à especialização no país. Realizado nesta quinta-feira (14), em Brasília, o encontro propiciou debate sobre temas desde o ensino médio, passando por graduação, especializações e pós-graduação lato e stricto sensu.

A graduação, para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), é a base do exercício profissional, por isso a importância em se abrir o espaço de debate entre as entidades representativas. Foram discutidos não somente a questão da avaliação dos cursos da área, mas também licenciatura e o Ensino a Distância.

Já a parte dedicada às especializações tratou da concessão do título de especialista. “Foi um momento muito rico, em que as entidades trouxeram suas experiências de certificação de acreditação. E nós fizemos um debate muito bom sobre como que a gente pode avançar, enquanto Sistema Conselhos de Psicologia, na discussão do aprimoramento da Resolução do CFP n° 013 de 2007”, conta o conselheiro Jefferson Bernardes, representante da Comissão de Formação do CFP, que organizou o debate.

Bernardes destaca que o seminário vai gerar uma série de encaminhamentos para o aprimoramento da formação em Psicologia. Mas, para ele, o principal legado da reunião foi a abertura do canal de interação. “Para nós, o principal encaminhamento foi o de continuar o diálogo aberto, franco, sincero, com posicionamentos claros entre todas as entidades e também o CFP, frente a estas discussões”, avalia.

Participaram representantes de associações e entidades científicas da Psicologia brasileira, dos Núcleos Formadores de Especialização, dos Conselhos Regionais de Psicologia, além da autarquia federal.