Notícias

12/11/2018 - 9:29

Psicologia brasileira se une em defesa de sua Ciência, Profissão, Ensino e de suas entidades científicas, profissionais e de formação

Para conselheiros do CFP e coordenadores do FENPB, a reunião foi histórica e deu passo importante para a construção de uma unidade na Psicologia brasileira

Psicologia brasileira se une em defesa de sua Ciência, Profissão, Ensino e de suas entidades científicas, profissionais e de formação

Por iniciativa do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), entidades da Psicologia se reuniram no dia 9 de novembro de 2018, no Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, com o objetivo de discutir questões que afetam a Psicologia brasileira na atual conjuntura política.

“Demos um passo importantíssimo para a construção de uma unidade na Psicologia Brasileira”. Essas foram as palavras do presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e coordenador da Secretaria Executiva do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Rogério Giannini, ao destacar a importância da reunião. Para o também coordenador da Secretaria Executiva do FENPB e conselheiro do CFP, Fabián Rueda, “a reunião foi histórica, e deixou em evidência que a Psicologia brasileira está, acima de tudo, preocupada com a garantia de direitos”.

Os participantes da reunião elaboraram uma carta de intenções e se comprometeram a continuar dialogando no que diz respeito ao desenvolvimento da Psicologia enquanto Ciência e Profissão.

Leia a carta Psicologia Brasileira se une.

Psicologia Brasileira se une em defesa de sua Ciência, Profissão, Ensino e de suas Entidades Científicas, Profissionais e de Formação

Em 09/11/2018, por iniciativa do Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), reuniram-se as seguintes entidades: Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP, Conselho Federal de Psicologia – CFP (diretoria completa), Federação Nacional dos Psicólogos – FENAPSI, Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP, Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT, e os convidados Prof. Virgílio Bastos (UFBA) e Profa. Maria Angela Feitosa (IP-UNB), com o objetivo de discutir questões que afetam a Psicologia Brasileira na atual conjuntura política.

Reafirmamos, nessa reunião, os compromissos da Psicologia Brasileira com a defesa incondicional dos Direitos Humanos, da democracia, do respeito às diferenças, à pluralidade de culturas, à laicidade e à inclusão social.

Reiteramos também o direito à liberdade de pensamento e acesso de todos à Educação Pública, laica, gratuita e de qualidade, em todos os seus níveis.

Em decorrência desses princípios, comprometemo-nos a dar continuidade às reflexões sobre o processo de formação científica e profissional de psicólogas e psicólogos no país. Nesse sentido, aprofundaremos os debates sobre o texto das DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, a partir de uma agenda organizada pelo FENPB, que incluirá, além de suas entidades, os participantes desta reunião e os colegas convidados.

Com esta reunião foi dado um importante passo histórico na defesa e consolidação da Psicologia, nos âmbitos da Ciência e da Profissão.

Participaram da reunião:
Conselho Federal de Psicologia – CFP (Rogério Giannini, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, Norma Cosmo e Fabián Rueda)
Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP (Ângela Soligo e Iraní Tomiatto de Oliveira)
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP (Raquel Guzzo)
Federação Nacional dos Psicólogos – FENAPSI (Fernanda Lou Sans Magano)
Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT (Thaís Zerbini)
Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP (Maria Martha Costa)
E os convidados Prof. Virgílio Bastos (UFBA) e Profa. Maria Angela Feitosa (IP-UNB)