Notícias

14/11/2013 - 13:19

Mobilidade

Consulta pública segue até 13/12

O Centro de Referências em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) abriu, nesta quarta-feira (13/11),  consulta pública sobre a prática de psicólogas (os) em Políticas de Mobilidade Urbana, Transporte e Trânsito.

A versão preliminar do documento – elaborada por um grupo de especialistas no tema – já está disponível para contribuições da categoria, que podem ser feitas até o dia 13 de dezembro pelo site do Crepop.

A escolha do tema da pesquisa surgiu a partir de uma demanda da categoria durante o VI Congresso Nacional da Psicologia, realizado em 2007. As teses do Congresso apontaram a necessidade de maior qualificação e orientação para a prática nos serviços de trânsito, especialmente aqueles voltados à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A pesquisa foi realizada em 2009 por meio de questionário online, reuniões de especialistas, grupos focais e entrevistas. Na ocasião, unidades regionais do Crepop conduziram também investigações locais. Houve a participação total de 275 pessoas por meio de entrevistas pessoais e de 221 respostas ao questionário online. Das (os) psicólogas (os) que participaram da pesquisa, 76,7 % disseram desenvolver atividades voltadas para o exame da avaliação psicológica para obtenção da CNH.

Entre os principais desafios apontados pela pesquisa para o trabalho na área, estão a inserção de psicólogas (os) em diferentes áreas de mobilidade urbana, transporte e trânsito, além da necessidade de políticas públicas locais que respondam às demandas dos municípios sobre o tema.

A contribuição de todas (os) com suas experiências e opiniões é muito importante, pois a consulta é um instrumento democrático, que permite a participação direta da categoria e da sociedade em assuntos relevantes para a atuação profissional.

Como contribuir

Após cadastrar-se e confirmar sua participação no termo de aceitação, leia o documento na íntegra e faça suas considerações no Formulário de Consulta Pública (ambos disponíveis após o cadastro).

As suas contribuições serão reunidas com outras e servirão para aprimorar o documento, garantindo que a versão final reflita os interesses das (os) profissionais da área, estabelecendo diretrizes técnicas e orientações coerentes com a prática profissional no campo da Psicologia do Trânsito.

Participe!

Histórico

As discussões sobre o tema tiveram início no ano 2000, com a publicação da Resolução CFP nº 14, que instituiu o título profissional de especialista em trânsito. Desde então, foram criadas comissões e realizados diversos eventos sobre a temática, que culminaram com a realização do Seminário Psicologia do Trânsito em Trânsito pelo Brasil, em 2012, que gerou também um relatório, lançado em 2013.