
Estão abertas até o dia 25 de julho as inscrições para o curso AMPARA – Acolhimento de Pessoas em Situação de Abortamento e Pós-Abortamento. A estratégia tem como objetivo qualificar profissionais da área da saúde para uma atuação ética, humanizada e baseada em evidências no cuidado relacionado ao abortamento legal no Brasil.
A formação apresenta conteúdos atualizados e dados científicos reconhecidos internacionalmente, desenvolvidos a partir da sistematização de uma ampla literatura interdisciplinar e baseada em evidências.
O curso oferece ferramentas para aprimorar o atendimento clínico, reduzir danos, enfrentar os efeitos da estigmatização das mulheres, meninas, adolescentes e outras pessoas que gestam, além de destacar os aspectos éticos e jurídicos envolvidos no cuidado ao abortamento.
Esta edição é fruto de uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), Anis – Instituto de Bioética, BLOCO A, Cladem, Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, Cunhã Coletivo Feminista, Grupo Curumim, Rede Feminista de Saúde, SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia.
Trata-se de uma iniciativa voltada exclusivamente para profissionais da Psicologia com registro ativo nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs).
Público-alvo:
• Psicólogas e psicólogos que atuam na Atenção Primária à Saúde, como em Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipes e-Multi e profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE);
• Psicólogas e psicólogos que atuam nos serviços da Assistência Social, como CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), entre outros, especialmente na atenção a vítimas de violência.
As aulas são assíncronas e podem ser assistidas até 28/09/2025.
As inscrições são limitadas, com apenas 200 vagas.
Acesse o formulário neste link e participe!