Notícias

29/10/2015 - 15:29

Evento online discute Avaliação Psicológica em processos seletivos públicos

Debate acontece na próxima quarta-feira (4) e contará com especialistas no tema

Evento online discute Avaliação Psicológica em processos seletivos públicos

O domínio de conhecimento e técnicas de seleção de pessoal está no centro da identidade do profissional que atua na área de Organização e Trabalho da mesma forma que a Avaliação Psicológica se encontra no cerne da identidade do profissional de Psicologia.

Partindo dessa premissa, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) promovem, na próxima quarta-feira (4/11), o bate-papo online “Avaliação Psicológica nos processos seletivos públicos”.

Participam da atividade o delegado Andersson Pereira dos Santos, Chefe da Divisão de Planejamento e Execução de Concursos Públicos da Polícia Federal; Cristiane Faiad, professora da Universidade de Brasília (UnB); Patrícia Fagundes Caetano, consultora de Avaliação Psicológica para concurso público; e João Carlos Alchieri, coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP. A mediação do debate será feita por Adriano de Lemos Alves Peixoto, presidente da SBPOT.

Segundo Peixoto, a proposta é dar visibilidade e discutir os problemas enfrentados nas seleções públicas, as barreiras da legislação, as dificuldades da formação e as condições do exercício profissional nessa área. “Nós (SBPOT e profissionais da área) sentimos um profundo incômodo quando percebemos que mais de cem anos de teoria e prática na área são desqualificados, jogados fora, quando um juiz, por exemplo, suspende ou anula um processo seletivo bem feito alegando que nossas técnicas são subjetivas. Por outro lado, nós temos a convicção de que possuímos um conhecimento positivo sobre a área que pode beneficiar enormemente a sociedade em função dos resultados entregues em um processo bem realizado. Queremos lançar uma agenda de ações a serem desenvolvidas como forma de enfrentamento do problema”, afirma.

Para participar, as pessoas interessadas devem enviar suas perguntas e comentários para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais, com mensagens à página do CFP no Facebook https://www.facebook.com/conselhofederaldepsicologia ou publicações no Twitter, usando a hashtag #PapoPsi, no dia do evento.

Evento: Bate-Papo Online “Avaliação Psicológica nos processos seletivos públicos”
Data: 4 de novembro
Horário: 17h às 19h
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WbWlWZDu2EA