Notícias

10/06/2019 - 14:22

Fiocruz abre curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

As inscrições para a 37ª edição do curso estão abertas até o dia 10 de junho no site da entidade

Fiocruz abre curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está com inscrições abertas, até o dia 10 de junho, para a 37ª edição do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.  Acesse o edital e saiba mais.

As (Os) candidatas(os) devem ser profissionais com diploma de nível superior que tenham vínculo com o serviço público de saúde, saúde mental e atenção psicossocial, e profissionais com diploma de nível superior que não possuam vínculo público, mas que tenham interesse pelo campo. Ao todo, 25 vagas estão sendo oferecidas, sendo 21 delas para ampla concorrência e as 4 restantes (10%) para pessoas com deficiência, ou que se autodeclararem negras (pretas e pardas), ou indígenas.

Objetivos

Segundo a entidade, as inovações no campo da saúde mental trazem novas exigências para a(o) profissional referentes ao cuidado das(os) usuárias(os), aos serviços e à organização desses. Nesse sentido, a Escola aponta que é indispensável uma formação que traga um mínimo de recorte do campo da saúde pública/saúde coletiva que possam formar profissionais dessa área, bem como uma formação teórica, prática e ética mais consistente e articulada no campo da Saúde Mental.

O curso também busca proporcionar informações à(ao) aluna(o) para que ela(e) efetue uma análise histórica e crítica da constituição dos saberes e práticas psiquiátricas; oferecer elementos para que a(o) aluna(o) possa analisar e contextualizar a saúde mental e a saúde coletiva no Brasil; possibilitar que a(o) aluna(o) possa operar com os diferentes conceitos na reflexão e na análise de distintas instituições no contexto atual da sociedade brasileira; proporcionar à(ao) aluna(o) informações e elementos para que possa analisar e refletir a saúde mental a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica e Saúde Coletiva; entre outros.

Acesse o edital da Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Faça sua inscrição.

Com informações do site da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)