“Não é possível ensinar Psicologia de forma impessoal, a distancia. Não é possível ensinar sem considerar as interações de quem ensina e quem aprende”. A fala é do presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini, durante o debate sobre precarização do ensino de Psicologia no Brasil no 13º Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe). O evento foi realizado entre 27 e 30 de setembro, em Salvador (BA).
A conselheira-tesoureira do CFP, Norma Cosmo, também reforçou o posicionamento contrário do CFP na ampliação do ensino a distancia na Psicologia. “É fundamental uma formação humanitária no encontro com as peculiaridades de cada sujeito”. Logo, “a prática presencial é necessária na interação com o outro, centrada no cuidado ao ser humano”.
Para a conselheira Regina Pedroza, é necessário fazer uma discussão mais aprofundada sobre o tema. “Está havendo uma mercantilização da educação, vista como produto gerador de lucro.”
Em junho, o CFP apoiou nota divulgada pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) em repúdio ao conteúdo do Decreto Presidencial nº 9.057, de 25 de maio de 2017. O documento legal autoriza, na prática, a oferta de cursos de graduação em nível superior realizados exclusivamente pela internet, até mesmo na área da saúde.
Crepop – No dia 28, profissionais da Educação, integrantes das comissões de educação de 12 conselhos regionais, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) decidiram que será feito um mapeamento de todos os profissionais que trabalham com educação básica, profissional e superior no Brasil. Essa é uma forma de os Centros de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepops) regionais se articularem para difusão, junto às universidades, dos cadernos de referências técnicas.
Saiba mais sobre o tema
Cursos de saúde a distância: Conselhos Federais são contrários
Audiência pública discute regulamentação de cursos a distância na área da saúde
ABEP enfatiza que formação em Psicologia deve ser presencial