O Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região (Santa Catarina) realizou nesta quinta-feira (25) o Seminário “Formação após Graduação: Profissional ou Acadêmica?”, com o apoio do Fórum de Entidades de Psicologia Catarinense. O objetivo do evento foi debater sobre as deliberações do Conselho Nacional de Educação a respeito das especializações acadêmicas e profissionais e suas implicações no âmbito da formação. Além disso, também foram apresentadas e discutidas possibilidades de continuação da formação em nível de especialização e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
De acordo com a organização do seminário, o evento partiu da observação de que as especialidades no campo da Psicologia têm se multiplicado e se tornado uma necessidade em razão da diversificação social no mundo contemporâneo. No entanto, apesar das universidades e núcleos formadores buscarem atender esta necessidade, há uma questão com relevante importância para o debate: a diferença entre formações profissionalizantes e as formações acadêmicas.
Convidado pelos organizadores, o conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Jefferson Bernardes, que não pode participar do evento, enviou sua contribuição em vídeo para a abertura do seminário. Acompanhe, abaixo, a exposição de Bernardes: