Notícias

12/03/2020 - 10:55

Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social realiza primeira reunião em 2020

Encontro realizado no dia 5 de março contou com a participação do conselheiro Antônio Virgílio Bastos, representante do CFP no colegiado

Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social realiza primeira reunião em 2020

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou, na quinta-feira (5), da primeira reunião de 2020 do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social. O foco de atuação do Fórum este ano será pela reafirmação do papel do Estado na redução da desigualdade social no Brasil. O encontro ocorreu na sede do Conselho Federal de Economia (COFECON), Autarquia que criou e coordena a Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil.

O conselheiro Antônio Virgílio Bastos representou o CFP no colegiado. Cerca de 30 entidades nacionais e estaduais, entre elas o CFP, participam da iniciativa e reúnem-se no Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social.

Campanha pela Redução da Desigualdade Social

A Campanha pela Redução da Desigualdade Social é formada por seis eixos. No presente ano, o tema central a ser trabalhado trata da reafirmação do papel do Estado e das políticas públicas na redução da desigualdade. Esse tema faz parte do eixo 4, que tem como objetivos: priorizar a destinação do orçamento público para demandas sociais; eliminar ou reduzir as isenções e desonerações fiscais, os subsídios concedidos e os gastos com juros da dívida pública; melhorar a gestão e tornar mais eficientes os gastos públicos; apoiar a PEC que institui controle dos gastos com juros da dívida pública; fortalecer as empresas estatais e instituir controle social sobre sua gestão.

Além da escolha da temática do papel do Estado para as atividades de 2020, o Fórum definiu o calendário de reuniões do colegiado, que serão bimestrais, bem como ações conjuntas com outras entidades da sociedade civil. Outro assunto abordado na reunião foi a publicação da 2ª edição da revista do Fórum, intitulada “Justiça Social”. A publicação é composta por artigos produzidos por palestrantes do Seminário “Os impactos da Reforma da Previdência e das novas tecnologias para a sociedade”, realizado pelo Fórum em 29 de agosto de 2019, com apoio do CFP e palestra da então conselheira federal Rosane Granzotto. A primeira edição da revista Justiça Social traz artigos de palestrantes do Seminário “Reestruturação da Seguridade Social e da Educação”, ocorrido em dezembro de 2018.

A luta por uma sociedade menos desigual e pela justiça social é um compromisso central do atual Plenário do Conselho Federal de Psicologia, o que justifica o apoio e a participação do CFP no referido Forum.