Notícias

10/03/2016 - 10:17

Gestão Integral dos Riscos dos Desastres é discutida em evento em Belo Horizonte

Evento foi realizado pelo CRP-04 e contou com a participação de representantes do CFP

Gestão Integral dos Riscos dos Desastres é discutida em evento em Belo Horizonte

O Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região (CRP-04, Minas Gerais) realizou, no dia 4 de março, a oficina do tema “Gestão Integral dos Riscos de Desastres: da prevenção à recuperação”. O evento, que foi preparatório para o Congresso Regional de Psicologia (COREP), aconteceu no auditório da Cruz Vermelha, em Belo Horizonte (MG) e contou com a participação de profissionais do SUAS, SUS, Defesa Civil, Bombeiros Militares, Psicólogos e estudantes.

A atividade foi dividida em três mesas (Ferramentas para o Gerenciamento Integral de Riscos e Desastres, Políticas Públicas e Formação Profissional e Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias) e, ao final, os grupos foram distribuídos em oficinas para elaboração de diretrizes para a atuação do (a) psicólogo (a) nas emergências e desastres.

Emergências e Desastres 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi representado pela psicóloga Eliana Torga, integrante da Comissão Nacional da Gestão Integral dos Riscos e Desastres da Autarquia. Eliana, que participou da mesa de abertura, destacou que foi dado mais um passo para o avanço das discussões relativas a essa temática tanto em Minas Gerais (MG) quanto em todo o Brasil. “Nós psicólogos (as) precisamos avançar no sentido de responder à categoria e à sociedade sobre como a Psicologia pode contribuir com o tema da Gestão Integral do Risco de Desastres”, ressaltou.

Segundo a psicóloga, em Minas Gerais foi encaminhada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) no CRP/MG para tratar as diretrizes de atuação em Saúde Mental para desastres com a participação do próprio Regional mineiro, CFP, Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS), Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), Cruz Vermelha e universidades, entre outras entidades que deverão ser convidadas.

Desde o ano passado, a Comissão Nacional da Gestão Integral de Riscos e Desastres do CFP vem percorrendo várias capitais, realizando e/ou participando de atividades regionais sobre o tema. Já foram realizados eventos dessa natureza em Goiânia, Pará, Itajaí, Recife, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte e São Paulo.