Notícias

14/03/2016 - 11:21

Gestão Integral dos Riscos e Desastres é discutida em evento em Santo André/SP

Evento foi realizado pelo CRP-06 e contou com a participação de representante do CFP

Gestão Integral dos Riscos e Desastres é discutida em evento em Santo André/SP

O Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região (CRP-06, São Paulo) realizou, em Santo André/SP, na última quarta-feira (9), a Oficina Regional sobre Psicologia e Gestão Integral de Riscos e Desastres. O evento, realizado no Consórcio Intermunicipal do ABC, contou com a presença da coordenadora da Comissão Nacional de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Eliana Torga, e de psicólogos (as), comunidades afetadas e Defesa Civil. O evento é preparatório para o Congresso Regional de Psicologia (COREP).

A oficina foi dividida em duas mesas: Mapeamento de Risco em São Paulo e Planos de Contingência e Psicologia e Gestão Integral de Riscos e Desastres. Na segunda etapa do evento, realizaram-se atividades em grupos sobre o protagonismo e a organização das pessoas e comunidades afetadas pelos desastres.

Aproximação

Sobre a oficina, Eliana Torga disse que essa reforçou o entendimento de que as ações de fortalecimento da profissão e dos profissionais das redes públicas e privadas constituem-se em estratégia importante para a garantia dos direitos da população afetada por desastres.

Torga destacou também a evidência da necessidade de aproximação do referido tema com os Profissionais das Políticas Públicas dos Sistemas Únicos de Assistência Social e Saúde (SUAS e SUS, respectivamente). Para a coordenadora da Comissão Nacional de Riscos e Desastres do CFP, é preciso “pautar junto às Defesas Civis Municipais e Estaduais quanto à necessidade da contratação de psicólogos (as) para a Coordenação das intervenções em Saúde Mental para a Gestão Integral do Risco de Desastres. Além disso, está clara a necessidade de estabelecermos as Diretrizes de Intervenção em Emergências e Desastres no Sistema Conselhos”, reforçou.

A psicóloga informou, ainda, que todas essas questões discutidas nas oficinas realizadas pelo país serão abordadas na próxima reunião da Comissão Nacional, em 28 e 29 de março. A partir desse encontro, serão apresentadas para a categoria as ações do colegiado para o ano de 2016.