Notícias

16/02/2016 - 9:35

Psicologia e Esporte

Pesquisa de GT da APAF quer conhecer o perfil do profissional desta área

Psicologia e Esporte

Após nove anos da Resolução nº 013/2007, que regulamenta as especialidades na Psicologia, o Grupo de Trabalho (GT) da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF) de Psicologia e Esporte elaborou, a partir das demandas dos representantes dos Conselhos Regionais e de Grupos de Profissionais da área, um Censo da Psicologia do Esporte.

O objetivo é conhecer quem são, onde estão, qual a formação e as necessidades dos profissionais que atuam na área. Com os dados coletados, a autarquia e os profissionais poderão debater diretrizes e referências para o exercício profissional.

O questionário encontra-se no seguinte endereço: http://www2.cfp.org.br/pesquisa/2015/esporte/ Dados como formação acadêmica, áreas de atuação e condições do exercício profissional constam do Censo. O prazo para os (as) profissionais enviarem suas contribuições é até o dia 3 de maio.

Diagnóstico 

Para a professora e representante do Coletivo Ampliado do CFP em Psicologia do Esporte, Luciana Ferreira Angelo, o censo é importante para, em um primeiro momento, conhecer como está desenhada a especialidade no Brasil. Ela ressalta que se trata de um convite aos profissionais atuantes, e que as contribuições ajudarão a compor um diagnóstico da especialidade no Brasil. “O Brasil tem psicólogos atuantes em todas as regiões e se faz necessário conhecer e compartilhar as práticas contextualizando as nossas semelhanças e diferenças. O objetivo do GT é responder à demanda da categoria, que anseia por melhores informações e orientações a respeito da especialidade”, reforça.