Notícias

15/04/2016 - 14:18

Impacto da Psicologia Positiva na POT é tema do próximo debate online

Discussão na terça (19) abordará os reflexos desse movimento na Psicologia Organizacional e do Trabalho

Impacto da Psicologia Positiva na POT é tema do próximo debate online

“O Movimento da Psicologia Positiva e seus Reflexos na Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT)” é o tema do próximo debate online organizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A atividade, na terça-feira (19), aborda o que se pode esperar dessa interface em termos de produção de conhecimento e de atuação profissional em futuro breve.

Participam da discussão as psicólogas Ana Cláudia Vasquez, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Maria Cristina Ferreira, da Universidade Salgado de Oliveira (Universo); e Maria do Carmo Fernandes Martins, da Universidade Metodista de São Paulo. O mediador é Magno Macambira, da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT).

“A Psicologia Organizacional e do Trabalho, como a Psicologia, dedicou-se predominantemente a estudar os aspectos negativos que afetam trabalhadores e organizações”, explica Maria do Carmo. “Há mais de 50 anos, já havia críticas a esse foco exagerado. A reação veio com o surgimento da Psicologia Positiva, há pouco mais de 15 anos, que produziu e produz impactos na POT.”

Uma influência direta foi o surgimento da abordagem do Comportamento Organizacional Positivo, que defende um enfoque em características que se possa desenvolver, avaliar e gerenciar. A Psicologia Positiva também propõe focar fenômenos anteriormente investigados em POT, como engajamento, satisfação no trabalho, bem-estar, suporte, vínculos com trabalho e florescimento, na tentativa de destacar forças e virtudes humanas que impactem variáveis da área. Sem negar o papel dos aspectos positivos, busca-se identificar como as qualidades podem colaborar para evitar problemas e contribuir com resultados para o indivíduo e a organização.

Você pode acompanhar o debate ao vivo pelo nosso canal de vídeo e participar via redes sociais enviando perguntas pelo e-mail eventos@cfp.org.br ou usando a hashtag #PapoPsi.