Notícias

02/07/2021 - 10:20

Inscrições abertas para o curso “100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie”

Os oito encontros serão todas às quintas-feiras, de 5 de agosto a 23 de setembro. O objetivo do curso é discutir a proposta dialógica de formação livre do patrono da Educação brasileira

Inscrições abertas para o curso “100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie”

Relembrar a história de Paulo Freire, seu pensamento e suas propostas político-pedagógicas, cuja força ainda mobiliza milhares de educadoras e educadores pelo mundo. Esse é o objetivo do curso de extensão “100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie”, em celebração ao que seria o centenário do pedagogo patrono da educação brasileira.

O curso, organizado pela Universidade Emancipa e a Universidade Federal do ABC (UFABC), faz parte de uma série de atividades que pretendem homenagear o legado do educador e filósofo pernambucano, a exemplo da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), a ser realizada em 2022 pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e conta com a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em sua comissão organizadora.

Em formato on-line e gratuito, o curso ocorrerá todas as quintas-feiras, das 19 às 20h40, entre 5 de agosto e 23 de setembro de 2021. Faça sua inscrição aqui. As aulas serão no canal da Rede Emancipa do Youtube.

O programa do curso contém oito encontros, com uma proposta dialógica de formação livre. As(Os) professoras(es) são pesquisadoras(es) de ponta, educadoras(es) populares e testemunhas da vida de Paulo Freire. Os encontros abordam a trajetória de Paulo Freire em perspectiva histórica, suas experiências pedagógicas no Brasil, sua perseguição pela ditadura militar, seu exílio em diferentes países, seu pensamento, suas conexões com o antirracismo, o feminismo e o marxismo; bem como seu legado para a educação brasileira hoje.

Saiba mais:

100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie

Data: 05/08/2021 a 23/09/21 (todas às quintas-feiras, das 19 às 20h40)

Local: On-line

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-NWh2OTzozZeSGbzvpUmUUMjuGFTTdlJYN8V0fBhmW_9BFA/viewform

Informações: https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire/2021/06/15/curso-100-anos-de-paulo-freire-esperancar-em-tempos-de-barbarie/