Notícias

30/07/2015 - 17:58

Integrante do CFP participa de seminário interdisciplinar na Alemanha

Silvia H. Koller, diretora científica da Biblioteca Virtual de Psicologia e integrante do XVI Plenário do CFP, participou da atividade, que aconteceu em Wadern

Integrante do CFP participa de seminário interdisciplinar na Alemanha

Entre os dias 20 e 25 de julho, aconteceu em Wadern, na Alemanha, o seminário “Digital Scholarship and Open Science in Psychology and the Behavioural Sciences”, e contou com a presença da Profa. Silvia H. Koller, diretora científica da Biblioteca Virtual de Psicologia e integrante do XVI Plenário do CFP.

O caráter multi e interdisciplinar levou ao evento cientistas da Psicologia, da análise do comportamento, da computação, de biólogos e biomédicos, que promoveram discussões a partir de princípios como acessibilidade, compartilhamento, interoperatividade e possibilidade de usos múltiplos do conhecimento produzido em diversas áreas. Além disso, foram enfatizadas questões relacionadas à ontologia dos sistemas de informação, o acesso aberto do conhecimento e o compartilhamento de dados na ciência.

Para Silvia H. Koller, “a perspectiva de avanço do conhecimento está intrinsecamente ligada à possibilidade de abertura e compartilhamento sistemático e permanente de objetos relacionados às pesquisas, para além de ocorrer apenas quando da publicação de artigos científicos”, aponta. Ainda de acordo com a psicóloga, houve ênfase permanente na necessidade de fluidez e abertura sistemática dos conhecimentos gerados e testados, para que a ciência do comportamento e a Psicologia efetivamente produzam e afetem a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos por meio do conhecimento. “Para chegar-se a tal possibilidade, há necessidade de descrição clara, sistemática, padronizada e rigorosa de termos, métodos e procedimentos, para além de apenas dados e resultados”, conclui.

No Brasil, o Scielo e a BVS Psicologia são exemplos de ampla divulgação da ciência nestas áreas. As novas perspectivas, como a criação do repositório de Dados Científicos DadoPsi na BVS ­ http://dadopsi.bvs-psi.org.br, possibilitarão ainda mais o avanço da Psicologia e das Ciências do Comportamento no Brasil, avalia Koller. “É muito bem recebido e aceito, entre os cientistas que participaram do seminário, o fato de que o Brasil privilegia o acesso aberto aos conteúdos de suas revistas, por meio de ferramentas como o Scielo e o Pepsic.Todo tipo de abertura da ciência, seja por meio de novas ferramentas abertas, novas formas de padronização de termos e métodos, baseados em ontologias e metadados bem organizados, contribuirão para o avanço da área”.