Notícias

15/07/2019 - 14:48

Internação involuntária será tema de Diálogo Digital nesta quinta (18)

Viés clínico da prática dentro da “Nova Política de Drogas” será debatido por equipe multiprofissional

Internação involuntária será tema de Diálogo Digital nesta quinta (18)

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na próxima quinta-feira (18), às 16h, Diálogo Digital ao vivo sobre internação compulsória, medida adotada dentro da “Nova Política de Drogas”, Lei 13.840/2019. O objetivo do debate é abordar o viés clínico da internação involuntária no processo de recuperação das(os) usuárias(os) de drogas.

A Lei 13.840/2019, que modifica a Lei de Drogas (11.343/2006), sancionada em 6 de junho pelo Governo Federal, permite a internação involuntária de usuárias(os) de drogas sem a necessidade de autorização judicial, reforçando o modelo de abstinência e das comunidades terapêuticas em detrimento da Política de Redução de Danos e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

O debate será mediado pelo conselheiro do CFP, Paulo Aguiar, com a participação das(os) psicólogas(os)  Kássia Fonseca Rapella, Alessandra Tranquilli, André Pimenta de Melo e da cientista social Tricia Calmon.

Você pode participar do Diálogo Digital, mandando perguntas para o email comunica@cfp.org.br, ou pelos canais do CFP nas redes sociais usando a hashtag #DialogosCFP. O evento, realizado na sede do CFP, em Brasília, será transmitido ao vivo pelo site, Facebook e Youtube da Autarquia.

Redução de Danos

A perspectiva da redução de danos (RD) busca promover ações para minimizar qualquer dano de natureza biológica, psicossocial e econômica das(os) usuárias(os) de substâncias psicoativas, sem condicionar o fato à abstinência. O abandono do uso de drogas é até um propósito desejável da redução de danos, entretanto, não deve e não pode condicionar a atenção à pessoa que usa drogas à exigência de algo que, naquele momento, ela não sente necessidade ou não consegue realizar.

O CFP, historicamente, tem atuado em defesa de um tratamento humanizado das pessoas com sofrimento psíquico causado pelo uso/abuso de drogas, rememorando que, como cidadãs(aõs), essas pessoas têm direitos fundamentais à liberdade, a viver em sociedade, bem como ao cuidado e tratamento adequados, sem que precisem abrir mão de sua cidadania.

Diálogo Digital debate internação involuntária

Dia: 18/07/2019

Horário: 16h

Ao vivo pelo site, Facebook e Youtube