Notícias

23/08/2021 - 12:07

Julgamento dos embargos no processo dos testes psicológicos no STF está suspenso

Em vídeo, presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, explica que julgamento está suspenso por tempo indeterminado após pedido de vistas do ministro do STF Dias Toffoli

Julgamento dos embargos no processo dos testes psicológicos no STF está suspenso

O julgamento virtual dos embargos de declaração protocolados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3481 – que culminou na liberação da comercialização de testes psicológicos – estava marcado para ocorrer entre os dias 20 e 27 de agosto. Porém, no primeiro dia de julgamento, o ministro do STF, Dias Toffoli, pediu vistas ao processo, suspendendo por tempo indeterminado.

Em vídeo, a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, avalia positivamente o pedido de vistas e diz que decisão é um desdobramento dos esforços do CFP para sensibilizar as ministras e ministros sobre o tema, já que a decisão permite mais tempo de diálogo com o STF.

“Imediatamente quando soubemos do julgamento, nós do CFP nos mobilizamos para dialogar e sensibilizar as ministras e ministros do STF sobre o conteúdo dos nossos embargos, que tem o intuito de ponderar as consequências que essa decisão do Supremo acarreta para a sociedade”, explica.

Ana Sandra explica que os embargos destacam principalmente os aspectos relacionados ao roteiro de aplicação e correção, crivos, folhas de resposta e gabaritos, de modo a garantir a integralidade dos testes enquanto instrumentos de Avaliação Psicológica.

Para o CFP, possibilitar o acesso desses elementos dos testes a pessoas que não são profissionais da Psicologia pode significar prejuízos em áreas como trânsito, justiça, segurança pública, concursos públicos, entre outras.

O CFP segue atento e atuante em defesa da categoria e dos testes psicológicos, visando a proteção da sociedade, e segue no compromisso de manter a categoria atualizada sobre o andamento do processo dos Testes Psicológicos no STF.

Confira a fala completa de Ana Sandra sobre o andamento do processo.

https://www.youtube.com/watch?v=BbQtBChpncA