O Grupo de Trabalho sobre “Psicologia, Religião e Laicidade” vai analisar a nota técnica que expõe o posicionamento do Sistema Conselhos de Psicologia em relação ao tema. O documento foi aprovado na reunião da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), em maio de 2013, na antiga gestão.
As alterações preliminares da minuta que ainda será reavaliada pelo GT foram sugeridas na APAF de dezembro do ano passado e devem incluir a supressão do item X, que aborda a laicidade sob a ótica da Psicologia enquanto ciência e profissão. Outra mudança diz respeito a palavra “oficial”, no item III, quando se refere a um tipo de religião predominante no Brasil.
O texto vai ser analisado pelo GT, composto pela conselheira federal Madge Porto e por representantes dos conselhos regionais do Distrito Federal (CRP-01), Minas Gerais (CRP-04), Rio de Janeira (CRP-05), São Paulo (CRP-06), Rio Grande do Sul (CRP-07), Pará e Amapá (CRP-10), Espírito Santo (CRP-16) e Amazonas (CRP-20).
A proposta com todas as sugestões do GT deverá ser apresentada ao Plenário na próxima reunião da APAF, em maio deste ano. Confira aqui o texto original da nota técnica.