A Psicologia conta, neste final de ano, com o lançamento de diversas publicações que abordam temas eleitos como prioritários pela gestão que se finda, o XV Plenário, que atuou de 2011 a 2013.
É o caso da Cartilha de Avaliação Psicológica 2013, lançada em novembro e disponibilizada no site do CFP (LINK). Destinada a promover aos profissionais de Psicologia informações sobre a avaliação psicológica que visem aprimorar os serviços psicológicos oferecidos á sociedade, a publicação tem como destaque a definição de critérios mínimos para a validação dos testes psicológicos.
Lançamentos futuros
Nesta quarta-feira (11), o CFP lançará um número especial da Revista Psicologia Ciência e Profissão inteiramente dedicado aos trabalhos vencedores do Prêmio Monográfico César Ades: Desafios para o Futuro da Psicologia, realizado em 2013. A cerimônia ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06), às 19 horas.
Já no dia 12, quinta-feira, na sede do CFP, em Brasília, será lançada a publicação A Verdade é Revolucionária: Testemunhos e memórias de psicólogas e psicólogos sobre a ditadura civil-militar brasileira(1964-1985), fruto do trabalho das Comissões Nacional e Regional de Direitos Humanos do CFP. O evento será transmitido online pelo site do CFP – www.cfp.org.br.
Este livro contém depoimentos de psicólogas e psicólogos que, de diversas maneiras, tiveram suas vidas atravessadas pela ditadura civil-militar de 64 a 85. Ele foi idealizado como uma contribuição da Psicologia para a memória e história política do país.
Uma cerimônia também irá marcar o lançamento do livro Suicídio e os Desafios para a Psicologia. O evento será realizado no dia 18 de dezembro no Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-07), estado de origem da psicóloga uruguaia Blanca Susana Werlang, que faleceu no mês de novembro e teve seu último texto publicado no livro.
Além do Rio Grande do Sul, o lançamento da publicação também está previsto para ser realizado nos Conselhos Regionais. A expectativa é que a publicação sirva de referência para a atuação de psicólogas (os) na área, além de servir de subsídio na elaboração de políticas públicas, aquelas que especificamente busquem dar assistência à questão do suicídio, com análises sociais e psicológicas aprofundadas, voltadas para amenizar os efeitos desse tipo de situação.
Além das três publicações impressas, acima mencionadas, serão lançadas na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), – última da presente gestão – o livroPsicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres, que será publicado apenas em versão online.
O texto apresenta os resultados da etapa qualitativa da pesquisa “Efeitos do feminino no Exercício da Psicologia no Brasil” e busca provocar avanços nas práticas profissionais a partir da reflexão sobre as questões de gênero, considerando que a Psicologia é formada por 89% de mulheres. A primeira fase da pesquisa foi lançada em maio de 2013 com o livro “Quem é a psicóloga brasileira”.
Outra publicação será o Documento de Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas, elaborado pelo Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) do CFP. As questões sobre a atuação de profissionais em políticas sobre álcool e outras drogas surgiram a partir de uma demanda da categoria observada no VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado em 2007.
A pesquisa que antecedeu a publicação foi realizada em 2009, em duas etapas – nacional e local – e, em 2012, foi formada uma Comissão com um grupo de especialistas indicado pelos plenários dos Conselhos Regionais e Nacional. A partir das análises e resultados da pesquisa, foram escolhidos aspectos específicos da prática de profissionais que atuam nas políticas de álcool e outras drogas. O documento passou ainda por consulta pública, processo democrático em que a sociedade pode oferecer críticas e sugestões ao texto.
O lançamento das publicações na APAF acontecerá no dia 15 de dezembro, às 9h, na sede do CFP. O lançamento poderá ser acompanhado on line pelos (as) psicólogos (as) no site do CFP –cfp.org.br.
Notícias
17/03/2013 - 10:28