
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou nesta quinta-feira (4), durante o 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ENABRAPSO), os Anais da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A obra reúne sete práticas profissionais e três manifestações artístico-culturais vencedoras da etapa nacional da Mostra, além de dar visibilidade a experiências vencedoras das etapas estaduais em todo o país, que reafirmam a centralidade do cuidado em liberdade em saúde mental.
Com o tema “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, a Mostra integra campanha nacional realizada pelo CFP, por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). A iniciativa contou com 178 práticas inscritas em todas as unidades federativas, das quais 27 chegaram à etapa nacional após seleção dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs).
A diversidade de propostas mostra a relevância e a complexidade do trabalho da Psicologia no campo da saúde mental, em diálogo com territórios, saberes populares e direitos humanos.
As sete práticas vencedoras e as três expressões artísticas mais votadas foram escolhidas por sua relevância, inovação e impacto. Entre elas, estão experiências de cuidado itinerante na Amazônia, iniciativas afrorreferenciadas em serviços infantojuvenis, projetos de escuta de grupos de ouvidores de vozes, práticas culturais e intervenções em contextos como o sistema prisional.
Já a etapa artístico-cultural recebeu 68 inscrições e demonstrou a potência criativa de usuárias e usuários da RAPS como ferramenta de resistência e transformação. As obras contempladas foram: “Dois Amantes”, de Yasmin Oliveira (MS); trabalho sem título, de Renielson Alves (PE); e “Livre pra ser diferente”, de Rafaela França (MT).
A publicação dos Anais cumpre múltiplos papéis, como registrar experiências que sustentam a RAPS, mesmo diante de retrocessos políticos e cortes de recursos; oferecer inspiração e formação para profissionais e gestores; e celebrar a força das práticas e expressões que transformam o cotidiano da saúde mental pública com ética, coragem e inventividade.
A cerimônia de premiação das práticas vencedoras também ocorreu nesta quinta-feira (4), durante o 23º ENABRAPSO), em Manaus/AM.