Leis e Normas

Código de Ética Profissional do Psicólogo – edição especial 60 anos

Código de Ética Profissional do Psicólogo – edição especial 60 anos

Às(aos) psicólogas(os)
A Psicologia é uma ciência e profissão em constante movimento. Essa característica nos impulsiona, na medida em que, nas mais diversas realidades e nos mais singulares contextos, somos convocadas(os) a uma atuação guiada pelo compromisso social e a defesa intrínseca dos direitos humanos.

Nos últimos 60 anos, incluindo o marco de 50 anos de criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia (Lei no 5.766/1971), a profissão se desenvolveu como campo de atuação e de conhecimento científico em direta interface com os desafios sociais e institucionais do país.

Desde a luta antimanicomial até as pautas mais identitárias, temos dado significado social à profissão, a partir de uma prática articulada com o desenvolvimento de ações e de políticas comprometidas com a promoção da dignidade e da cidadania.
É um movimento que nos faz avançar em novas áreas do conhecimento e de atuação, e que se mostra essencial diante de desafios contundentes. O XVIII Plenário iniciou sua gestão surpreendido com a pandemia da Covid-19. Atento a seu compromisso de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão, o coletivo investiu em ações de apoio à reorganização de nossa categoria diante desse contexto, testemunhando que as mobilizações nunca cessaram.
Sabemos que ainda há muito a ser feito. Mas o olhar sobre os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil evidencia a formação de uma base sólida e que nos projeta para uma prática ancorada no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade e da integridade humana – princípios que norteiam o código de ética profissional de nossa categoria e que devem balizar nossa construção de futuro.

Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega
Presidente • Conselho Federal de Psicologia (CFP) • XVIII Plenário | 2019-2022