Notícias

28/05/2024 - 9:28

Luta antimanicomial: CFP lança campanha para estimular ações em defesa da reforma psiquiátrica

Atividade acontece no dia 29 de maio e será transmitida ao vivo pelo Youtube do CFP, a partir das 16h

Luta antimanicomial: CFP lança campanha para estimular ações em defesa da reforma psiquiátrica

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) convida toda a categoria a participar de uma importante estratégia nacional. Na quarta-feira (29), a partir das 16h, uma transmissão ao vivo vai marcar o lançamento da campanha “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje e sempre”.

A ação visa mobilizar psicólogas(os) de todo o país a participar da construção de um amplo diagnóstico sobre a situação da saúde mental nos serviços públicos do país, favorecendo a construção de um mapa para ações futuras nesse campo.

O levantamento pretende abordar a temática a partir de dois eixos centrais: principais desafios para efetivação do cuidado em liberdade identificados pela(o) psicóloga(o) que atua na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); e  sugestões de estratégias para contribuir com a luta antimanicomial na atualidade.

O diálogo será conduzido pela conselheira federal do CFP Clarissa Paranhos Guedes, que além de apresentar mais informações sobre esse levantamento também destacará as principais ações no âmbito da campanha. 

Participam ainda da atividade a psicóloga Maria Stella Brandão Goulart; a jornalista Diva Moreira; e o coordenador do Movimento Nacional da População em situação  de Rua do Distrito Federal (MNPR-DF), Kleidson Oliveira. 

O lançamento será transmitido em tempo real pelo YouTube do CFP.

Conheça as(os) participantes:

Clarissa Paranhos Guedes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Atenção integral ao consumo e aos consumidores de substâncias psicoativas nos estados da Bahia e Sergipe pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA) e Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD/MJ). Possui experiência na área de Educação, Saúde Mental, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica. Atualmente é coordenadora do NAJ/GMF, responsável pela implementação da Política Antimanicomial do Judiciário no TJ-PB e tutora da ESMA/PB.

Stella Goulart 

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG), psicóloga social, tem Pós-Doc em Saúde Mental pela Fiocruz, Doutorado (Stage no Istituzione Gian Franco Minguzzi) e Mestrado em Sociologia pela UFMG. Tem Especialização em Saúde Pública pela ESP-MG. Foi presidente da Comissão de Saúde Mental da UFMG e do Sindicato de professores da UFMG (APUBH). Atualmente, coordena, juntamente com Ernesto Venturini, o Centro de Estudos Ítalo-brasileiro Franca e Franco Basaglia (CIAO). É autora dos livros “Reabilitar uma perspectiva basagliana” e “As raízes italianas da luta antimanicomial”.

Diva Moreira

Graduada em Jornalismo e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Autora do livro “Psiquiatria   controle e repressão social”. É ativista antirracista e do Coletivo Minas Pró-reparações.

Kleidson Oliveira

Coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua do Distrito Federal (MNPRDF). Integrante do movimento Pró-Saúde MentalDF. Conselheiro de saúde da Região Norte. Integrante da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA). Usuário da RAPS-DF.