Notícias

10/06/2022 - 10:36

Mais de 160 práticas de Psicologia no SUAS são apresentadas em mostra que percorreu as cinco regiões do país

As experiências serão divulgadas em catálogo que será disponibilizado ainda este ano pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS)

Mais de 160 práticas de Psicologia no SUAS são apresentadas em mostra que percorreu as cinco regiões do país

Psicólogas(os) de todo país poderão acessar experiências  sobre a atuação da categoria no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no contexto da pandemia da Covid-19. As iniciativas foram apresentadas durante a II Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS, realizada nas cinco regiões do país entre 29 de abril e 28 de maio deste ano. 

As contribuições geradas na Mostra serão divulgadas em um relatório que será disponibilizado ainda este ano pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS), do Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

A importância do investimento em serviços e programas socioassistenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social e de precarização do trabalho foi o ponto alto de debate das etapas nacionais, que receberam o Fórum das(os) Trabalhadoras(es) do SUAS (FNTSUAS). 

A proposta é construir um documento orientativo reunindo as contribuições das trabalhadoras(es) de cada região. “O documento com as contribuições do FNTSUAS será encaminhado para sindicatos e órgãos gestores, com vistas a contribuir para a organização social das(os) psicólogas(os) na construção e defesa do SUAS”, explica a conselheira CFP e coordenadora da Conpas, Neuza Guareschi. 

O objetivo geral da Mostra foi possibilitar a reflexão sobre o fazer da Psicologia na Política de Assistência Social, tendo em vista o contexto emergencial imposto pela pandemia de Covid-19, e a potência da atuação da ciência psicológica no enfrentamento das desigualdades sociais. 

A conselheira do CFP Neuza Guareschi destaca a dinâmica de organização para a atividade “A Mostra SUAS foi organizada a partir das experiências dos profissionais na pandemia e a partir dos eixos propostos para a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social, onde foram colocadas questões da política da assistência social nos serviços com os usuários e trabalhadores”. 

Neuza Guareschi ressalta ainda que cada etapa da Mostra SUAS destacou especificidades regionais. “Cada região tem a sua Comissão da Psicologia na Assistência Social e escolheu um tema de acordo com suas realidades e necessidades. Emergências e desastres, medidas socioeducativas com a juventude, infância e adolescência após a pandemia, entre outros”, complementa.  

De acordo com o Censo do SUAS de 2019, aproximadamente 24,8 mil  psicólogas (os) atuam na Política de Assistência Social em todo o Brasil. A conselheira Neuza Guareschi destaca que o objetivo da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social na atual gestão do CFP foi de organizar um colegiado representativo de cada região do país. “A proposta é  dar um suporte e fomentar as discussões junto às(aos) profissionais que estão na ponta”. 

 Mostra SUAS nas regiões

Centro-Oeste 

Os debates da II Mostra Suas na região Centro-Oeste foram norteados pelo tema “Direito das crianças e adolescentes em tempo de pandemia”. A etapa aconteceu em Brasília (DF), nos dias 29 e 30 de abril. As(os) participantes trouxeram, entre outras informações, dados sobre o impacto da pandemia na vida das famílias brasileiras, destacando o aumento da orfandade e da miséria no País, bem como a situação de vulnerabilidade social de 113 mil crianças. 

 

Sudeste 

Belo Horizonte (MG) recebeu  a etapa Sudeste da II Mostra SUAS nos dias 6 e 7 de maio. O encontro propôs um olhar sobre a profissão de psicóloga(o), enquanto trabalhadora(or) inserida(o) nas políticas públicas, e foi marcado por uma adesão expressiva do público: mais de 200 pessoas participaram das atividades e 46 trabalhos foram apresentados durante o evento. 

Nordeste 

A terceira etapa da II Mostra Suas aconteceu em Recife (PE), nos dias 13 e 14 de maio. O desafio do cuidado das populações no contexto da pandemia da Covid-19 foi o tema central da etapa. 

A participação e equidade no controle social, a garantia dos direitos sociais na diversidade dos territórios e o lançamento da Cartilha de Orientação para a Atuação de Psicólogas(os) na Política de Assistência Social estiveram entre os destaques da programação, que abordou também o cuidado das crianças e adolescentes no contexto da pandemia.

Sul 

Curitiba (PR) recebeu nos dias 20 e 21 de maio a II Mostra SUAS. No evento, as(os) participantes falaram sobre o atual cenário de desmonte e cortes orçamentários das políticas públicas no Brasil, que afeta diretamente os equipamentos, as equipes profissionais e as(os) usuárias(os). 

Na plateia, psicólogas(os) e assistentes sociais puderam também trazer dúvidas, angústias e as boas práticas de cada equipamento. As trocas abordaram temas como a não priorização de profissionais do SUAS na vacinação contra a Covid-19 e a forma como os equipamentos são compreendidos pela sociedade. Histórias de diferentes municípios, de pequeno, médio ou grande porte, mostravam as discrepâncias das condições encontradas por cada profissional.

Norte 

O contexto amazônico permeou a programação da II Mostra SUAS, em Porto Velho (RO), nos dias 27 e 28 de maio. Atravessamentos contemporâneos em Psicologia e  Assistência Social, tensionamentos e reflexões no contexto amazônico e emergências e desastres na região estiveram entre os destaques da programação.