Notícias

06/04/2017 - 10:35

Mais direitos, menos depressão

Campanha incentiva diálogo sobre formas de prevenção e tratamento da depressão

Mais direitos, menos depressão

Cerca de 330 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo o mundo. Somente no Brasil, o número de casos chega a 11,7 milhões e vêm aumentando gradativamente. Esse cenário preocupante é que inspirou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na escolha do tema Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.

Com o lema Let’s talk? (Vamos conversar?), a campanha incentiva o diálogo sobre as formas de prevenção e tratamento da depressão, doença silenciosa que acomete pessoas de todas as idades e é a principal causa de incapacidade laboral.

Diante da conjuntura nacional de ameaça a conquistas históricas dos trabalhadores brasileiros, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) propõe uma reflexão ainda mais ampla no Dia Mundial da Saúde: Como a retirada de direitos pode contribuir para o surgimento ou o agravamento de quadros de ansiedade e depressão?

Membro do CNS, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) aderiu à campanha Mais direitos, menos depressão e convida as psicólogas (os) a saírem às ruas neste dia 7 de abril para protestar contra as reformas da previdência e trabalhista que tramitam no Congresso Nacional.

Saiba mais sobre a campanha Mais direitos, menos depressão.