Notícias

04/10/2017 - 17:56

Mais eficiência na gestão do Sistema Conselhos de Psicologia

Tesoureiros dos Conselhos Regionais e Federal atualizam e aprimoram processos de trabalho nas áreas administrativa, financeira e contábil

Mais eficiência na gestão do Sistema Conselhos de Psicologia

Representantes de Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) estiveram reunidos, dia 30 de setembro, em Brasília (DF), para planejar ações conjuntas de qualificação e atualização dos procedimentos administrativo-financeiros. O objetivo foi aprimorar os instrumentos e processos de trabalho para tornar mais eficientes a gestão das instituições.

A reunião do Grupo de Trabalho Financeiro, criado pela Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf), teve a participação de integrantes dos conselhos regionais do Rio de Janeiro (CRP-05), Goiás (CRP-09), Pará/Amapá (CRP-10), Santa Catarina (CRP-12), Paraíba (CRP-13), Mato Grosso (CRP-18), Sergipe (CRP-19) e Amazonas/Acre/Rondônia/Roraima (CRP-20).

“A revisão constante dos processos internos de gestão administrativa e financeira é fundamental para que a gestão dos Conselhos de Psicologia se mantenha atualizada às regras de conduta da boa administração pública”, explica Norma Cosmo, diretora-tesoureira do CFP.

Uma das principais pautas tratadas na reunião do GT Financeiro foi a atualização do Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis (Resolução CFP 10/2007), que orienta os Conselhos Federal de Regionais de Psicologia quanto ao planejamento e execução orçamentária, a elaboração de planos de trabalho, organização de cadastros e cobranças e processamento de receitas e despesas.

O material produzido pelo GT Financeiro será apresentado para deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia na próxima Apaf, marcada para 16 a 18 de dezembro, na sede do Conselho Federal de Psicologia em Brasília (DF).