Notícias

15/08/2023 - 10:29

Marcha das Margaridas: CFP participa de atividades em defesa dos direitos das trabalhadoras do campo, da floresta e das águas

Durante o evento, Conselho Federal de Psicologia conduzirá debates sobre saúde, equidade de gênero e raça, além questões sobre saúde mental e ativismo LGBTQIA+

Marcha das Margaridas: CFP participa de atividades em defesa dos direitos das trabalhadoras do campo, da floresta e das águas

Nos dias 15 e 16 de agosto, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa de um conjunto de atividades que integram a Marcha das Margaridas – uma das mais importantes mobilizações protagonizadas por mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas de todo o país.

Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a Marcha é realizada em Brasília/DF e conta com a parceria de diversos coletivos e movimentos de defesa e promoção de direitos.

O objetivo é fortalecer e ampliar a organização, a mobilização e a formação das mulheres trabalhadoras rurais. A proposta é fortalecer o protagonismo e o enfrentamento a todas as formas de violência, exploração e discriminação, reafirmando e visibilizando a contribuição econômica, política e social das mulheres do campo, da floresta e das águas na construção de um novo processo de desenvolvimento rural voltado para a sustentabilidade da vida humana e do meio ambiente.

Conforme aponta o relatório Conflitos no Campo Brasil 2021, realizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, 31,5% das mulheres no campo sofreram ameaça de morte em 2021. Outros 13,54% relataram ter sido vítimas de intimidação.

Participação da Psicologia

Durante a programação oficial, o Conselho Federal de Psicologia conduzirá duas rodas de conversa no dia 15 de agosto. A primeira começará às 12h e terá como tema “Saúde, Pró equidade de Gênero e Raça”. Às 16h será conduzido o diálogo “Saúde mental, acessibilidade e ativismo LGBTQIA+”.

As atividades serão realizadas na Tenda da Cura, espaço dedicado aos debates em torno da promoção da saúde com o objetivo de sensibilizar e motivar as populações do campo, da floresta, das águas e das cidades para a importância da utilização de práticas preventivas e integrativas de saúde.

Na quarta-feira (16), representantes do Conselho Federal de Psicologia participam da marcha em direção ao Congresso Nacional. A concentração será em frente ao Pavilhão do Parque da Cidade, com início da caminhada prevista para às 7h.

Para mais informações sobre a Marcha das Margaridas, acesse o site.

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Iniciativa das mulheres do campo, da floresta e das águas que lutam por direitos, justiça e igualdade, a Marcha das Margaridas acontece tradicionalmente desde 2000 em Brasília (DF), centro das decisões políticas de âmbito nacional.

A mobilização marca uma homenagem à memória de Margarida Maria Alves, líder sindical brutalmente assassinada em 12 de agosto de 1983 no município de Alagoa Grande (PB). O caso chegou à Corte Interamericana de Direitos Humanos, tornando-se um marco na denúncia das violações sistemáticas dos direitos fundamentais, sobretudo, aquelas que vitimam as mulheres.

Para marcar a necessidade de enfrentar esses desafios, a Lei nº 12.641/2012 passou a reconhecer o 12 de agosto como o Dia Nacional dos Direitos Humanos, reforçando a necessidade de políticas de promoção e proteção desses direitos.