Notícias

05/10/2009 - 17:07

Marcha dos usuários: Planalto confirma IV Conferência de Saúde Mental – veja vídeo

Do Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/index.php?s=marcha)

Atendendo a uma histórica demanda dos movimentos defensores da reforma psiquiátrica antimanicomial, o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, anunciou ontem (quarta-feira, 30/09) que o governo pretende realizar a 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental, ainda sem data e local definidos. Gilberto Carvalho representou o presidente Lula na audiência realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com integrantes da Marcha dos Usuários a Brasília, que foi realizada ontem ao longo do dia na capital federal.

A Conferência Nacional de Saúde Mental vai debater temas trazidos pelos pelos integrantes da Marcha, como o estado da reforma antimanicomial brasileira, a necessidade da extensão da rede de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e dos programas de atendimento extra-hospitalar e alternativo, além de outros temas relevantes da questão da saúde mental no Brasil.

Além da realização da Conferência, outro tema considerado de extrema importância e urgência por Gilberto Carvalho é o combate às mortes de pacientes em internação psiquiátrica. Carvalho considerou que a questão “é urgente e não pode esperar”. Assista, abaixo, trechos da fala de Gilberto Carvalho na reunião e as considerações feitas por ele para o Blog do Planalto após a reunião:

http://www.youtube.com/watch?v=MMsua4g6bHE&feature=player_embedded