Notícias

02/05/2016 - 18:02

Matérias repercutem notas do Sistema Conselhos de Psicologia sobre declarações de Dunga

Sites do Globo Esporte e da revista Veja mostram insatisfação da categoria diante da manifestação do treinador sobre trabalho de psicólogos (as)

Matérias repercutem notas do Sistema Conselhos de Psicologia sobre declarações de Dunga

As manifestações do Sistema Conselhos de Psicologia contra as declarações do treinador da seleção brasileira de futebol masculino, Dunga, por meio de notas divulgadas pelos sites do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e de muitos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), como o do Paraná e o de São Paulo, ganharam ressonância em veículos de mídia de alcance nacional, como os sites do programa Globo Esporte e da revista Veja.

Na segunda-feira passada (25), o técnico afirmou que era “inviável” a contratação de psicólogos (as) e que eles (elas) não são necessários (as) aos atletas. “Desculpa meu modo sincero de falar, mas eu sou autêntico: tem coisas inviáveis na seleção brasileira”, disse o comandante da seleção, em evento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

As matérias de repercussão, publicadas na quinta-feira (28), destacaram muitos pontos das notas do Sistema Conselhos. No texto “Psicólogos respondem a Dunga e Levir”, o blog Bastidores FC, do Globo Esporte.com, reproduz na íntegra a manifestação do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia e Esporte da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (Apaf) do Sistema.

No site Veja.com, o texto “Dunga critica psicólogos e leva lição de moral de entidades” aponta que o treinador da seleção brasileira vem causando debates “acalorados” sobre alguns costumes do elenco nacional. O veículo extraiu o seguinte trecho da nota do Sistema Conselhos de Psicologia: “Muitos dirigentes e treinadores não apenas desconhecem a natureza do trabalho da psicologia do esporte como são capazes de comparar a atuação de profissionais qualificados, que levam em torno de dez anos para se efetivar (entre graduação, especialização, mestrado e doutorado), a práticas de senso comum. Deixar de considerar a preparação ou treinamento psicológico é ignorar a importância da relação entre os aspectos psicofísicos e psicossociais, determinantes para o alcance dos objetivos e dos resultados esperados pelo atleta ou pela equipe de alto rendimento.”

Clique aqui e leia a nota do Conselho Federal de Psicologia (CFP)