Notícias

23/07/2012 - 11:10

Nota de apoio

Nota de apoio ao Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM/RJ)

O Conselho Federal de Psicologia, por meio de sua Comissão Nacional de Direitos Humanos, vem a público manifestar solidariedade ao GTNM/RJ, instituição que há quase três décadas atua bravamente na promoção e defesa dos direitos humanos, especialmente nos âmbitos da memória, verdade e justiça ligados ao período de ditadura no Brasil.

Nesta oportunidade, torna público, ainda, seu mais completo desagravo aos atos de violência praticados contra o GTNM/RJ, dado que nas últimas semanas, além de ameaças por telefone, o grupo teve sua sede arrombada, computadores vasculhados e documentos/dinheiro furtados.

O GTNM/RJ configura-se protagonista inequívoco de uma história de resistência e enfrentamento ao terrorismo de Estado vivenciado em nosso passado recente e cujos vestígios e novas roupagens podem ser cartografadas ainda hoje. Não obstante, sabe-se que os defensores de direitos humanos não hão de se intimidar ou curvar diante de ações covardes e tipicamente operadas por aqueles que temem a democracia e o resgate da memória política do nosso país.

Diante do exposto, renovamos os votos de apoio ao GTNM/RJ e reafirmamos o posicionamento deste Conselho Federal de Psicologia em favor da dignidade humana e de todos os esforços envidados na construção de uma sociedade justa, menos excludente e mais saudável.

Pela vida, pela paz, tortura nunca mais!