Notícias

14/06/2021 - 18:11

Nota de Apoio e Solidariedade ao Povo Munduruku

Confira a íntegra da nota da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia contra ofensiva a lideranças indígenas da Terra Indígena Munduruku

Nota de Apoio e Solidariedade ao Povo Munduruku

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP) demonstra a sua preocupação com mais uma grave ofensiva ocorrida dia 26 de maio contra lideranças indígenas da Terra Indígena Munduruku, no estado do Pará, quando garimpeiros, que atuam na região, atacaram a tiros e incendiaram casas de lideranças, como forma de retaliar a operação Mundurukânia, da Polícia Federal.

Há suspeitas de que o ataque tenha sido organizado após o vazamento, terça-feira, dia 25 de maio, de um documento do Serviço de Repressão a Crimes contra Comunidades Indígenas da Polícia Federal (PF) para grileiros que atuam em sete florestas nacionais e territórios indígenas no Sudoeste do Pará.Mais uma vez, vidas indígenas estão ameaçadas pelo garimpo e por garimpeiros na Amazônia.

A maior parte do território paraense está sob o controle do agronegócio, das mineradoras e dos consórcios da soja, dos grandes projetos, em sua maioria filiais de empresas transnacionais. Além da fragilidade das leis ambientais, o não-monitoramento da aplicabilidade da legislação e a inoperância do Estado na fiscalização garantem a esses setores a certeza da impunidade.

Assim, os conflitos vêm atingindo os povos originários e seus direitos constitucionais, bem como o usufruto exclusivo no seu território tradicional e devidamente regularizado, como é o caso da terra Munduruku.

Nesse ataque recente, o do dia 26 de maio, nem a presença das Forças Nacionais na área inibiu os garimpeiros de seguirem cometendo esses atos de violência para ameaçar e intimidar lideranças contrárias à atividade ilegal em terras indígenas. Homens armados incendiaram a casa de aldeia da TI Munduruku, onde se encontrava Maria Leusa Munduruku, coordenadora da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn, organização que vem sendo atacada por denunciar os garimpeiros e que teve recentemente sua sede depredada (em Jacareacanga, Pará) em março de 2021.

Manifestamos nosso apoio e solidariedade ao povo Munduruku em luta e resistência pela sua vida e pelo seu território. Repudiamos esse ato criminoso e pedimos providências imediatas para garantir a vida e os direitos dos povos originários.

Estamos em uma situação de emergência. Conclamamos a todos os movimentos sociais, entidades, parlamentares progressistas e defensores dos Direitos Humanos a exigir o fim dos ataques contra os povos indígenas, a retirada dos garimpeiros, a prisão e indiciamento dos responsáveis pelos atos criminosos e a garantia de vida das lideranças do povo Munduruku.

#VidasIndígenasImportam

#SOSAmazonia