Notícias

18/11/2013 - 15:44

Nota de pesar

CFP lamenta falecimento da psicóloga Blanca Werlang

Nota de pesar

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lamenta o falecimento da psicóloga Blanca Susana Werlang, que ocorreu na última sexta-feira (15/11), deixando marido e dois filhos. O enterro foi realizado no sábado (16), em Porto Alegre (RS), cidade onde morava.

A psicóloga nasceu em Montevidéu, no Uruguai, onde se graduou em Psicologia pelo Instituto de Filosofia, Ciências e Letras. Após sua mudança para o Brasil, se especializou em diagnóstico psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde fez mestrado em Psicologia Social e da Personalidade. Blanca era, também, doutora em Ciências Médicas/Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Antes de falecer, Blanca atuava como professora titular e professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação da faculdade de Psicologia da PUCRS. No CFP, integrava a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica desde 2005. Na fase terminal de sua enfermidade, fez questão de comparecer à última reunião da Comissão, no dia 4 de outubro, quando foi homenageada pela diretoria do CFP pelos relevantes serviços prestados nessa Comissão. Além da contribuição com as atividades da Comissão, Blanca colaborou com o Conselho em diversos trabalhos. Participou, por exemplo, como palestrante, no dia 24 de julho, de debate online sobre o suicídio na sede do Conselho com o tema “Uma questão de saúde pública e um desafio para a Psicologia clínica”.

O debate teve grande número de acessos – quase 4 mil pontos conectados ao vivo.  O vídeo está disponível para acesso.

A psicóloga exerceu, ainda, o cargo de diretora da Faculdade de Psicologia da PUCRS no período de 2005 a 2009 e integrou o Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para desenvolver e implantar uma Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio.

Blanca era conhecida por sua grande humanidade e possuía vasta experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia (Construção e Validação de Medidas Psicológicas) e Tratamento e Prevenção Psicológica. Também foi autora e coautora de vários capítulos e artigos relacionados ao tema Comportamento Suicida.

Por toda a sua contribuição e trabalhos prestados, a Psicologia brasileira lamenta a perda dessa grande profissional, que contribuiu com inegáveis avanços da profissão e da categoria.