Notícias

05/11/2020 - 15:47

Nota de pesar – Ângela Maria Pires Caniato 

A psicóloga e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi conselheira do CFP durante o XV Plenário, entre 2010 e 2013

Nota de pesar – Ângela Maria Pires Caniato 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) comunica com pesar o falecimento, nesta quinta-feira (5), da psicóloga e ex-conselheira da autarquia, Ângela Maria Pires Caniato. Ângela foi importante referência na discussão das questões sociais na constituição de nossas subjetividades.

Caniato graduou-se em Psicologia (Licenciatura e Formação de Psicólogos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), titulada em Psicologia Clínica e Social pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995). Trabalhava com a Psicanálise sob a abordagem Psicopolítica de Theodor Adorno e estava publicando artigos em Revistas e Livros fundamentados na Teoria Crítica. Caniato foi professora titular na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ângela foi conselheira do XV Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no período de 2010-2013. Na referida gestão, participou da cartilha “Contribuições do Conselho Federal de Psicologia à discussão sobre a formação da(o) psicóloga(o)”, lançada pelo CFP em 2013 .

A psicóloga era também representante do Núcleo de Maringá da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

Aos familiares e amigas(os), nossas profundas condolências.