Notícias

11/12/2023 - 16:57

Nota de pesar: Antônio Bispo dos Santos

Nota de pesar: Antônio Bispo dos Santos

“Porque mesmo que queimem a escrita,
Não queimarão a oralidade.
Mesmo que queimem os símbolos,
Não queimarão os significados.
Mesmo queimando o nosso povo,
Não queimarão a ancestralidade.”
                                  Nêgo Bispo

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio de sua Comissão de Direitos Humanos (CDH/CFP), lamenta o falecimento do ativista contracolonial e intelectual quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Mestre Nêgo Bispo. Respeitosamente, saudamos a sua memória também registrada nas reflexões da Psicologia brasileira.

Nêgo Bispo esteve conosco em 2022, durante o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos, realizado pela CDH/CFP, em Brasília, DF. Na conferência de encerramento desse evento, que contou com a presença de representantes de comissões de direitos humanos de todo o Brasil, nos provocou a pensar, conceber e atuar pelos direitos humanos por meio de outras epistemologias.

No mesmo ano, participou do XI Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas (organizado pelo Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas – CREPOP), realizado em São Luís (MA), e contribuiu com profunda sabedoria e sensibilidade para as reflexões sobre o papel da Psicologia nas políticas públicas, trazendo sua contundente crítica à persistente colonialidade na produção de saberes e práticas profissionais.

Por certo, suas brilhantes reflexões sobre descolonização dos cuidados, seguirão nos auxiliando na construção de uma Psicologia que, ao conectar-se com comosgonias cultivadas pelos povos tradicionais, nos situe na luta e na promoção da dignidade dos diversos corpos e territórios das (re)existências brasis.

Nossa profunda gratidão pelas sementes que, como ele mesmo já havia afirmado, germinam e florescem mesmo sem a sua presença material.

Em memória de um ancestral.